A campanha do Novembro Azul surgiu no ano de 2011, no Brasil, a partir de uma ação realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que se inspirou em um movimento australiano: o “Movember”.
A ação australiana teve início no ano de 2003 e tem como principal objetivo conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames preventivos, para aumentar a probabilidade de evitar ou curar possíveis doenças, por meio do diagnóstico precoce.
Inicialmente, o câncer de próstata era o foco principal da campanha. Entretanto, atualmente, o Novembro Azul tem dado um foco geral à saúde do homem, tornando-se uma campanha muito importante e divulgada. Muitas empresas, inclusive, têm utilizado o mês de novembro para realizar ações que incentivem a campanha. Com as operadoras de saúde, não é diferente! Se você é um gestor de alguma operadora, confira, a seguir, as 4 ações que podem ser colocadas em prática no Novembro Azul! Boa leitura!
1. Realização de eventos esportivos
A primeira delas é pensar em eventos esportivos. A prática de atividades físicas em conjunto costuma atrair um grande número de pessoas, inclusive homens. Você pode pensar em ações voltadas apenas para os funcionários da empresa, como uma partida de futebol.
Entretanto, também é possível realizar eventos que sejam destinados aos clientes e à comunidade em geral. Nesse caso, o ideal é pensar em atividades ao ar livre, de preferência em parques que sejam de fácil acesso. Algumas ideias de eventos esportivos são: caminhadas ou corridas em grupos e aulas gratuitas, como yoga, pilates ou treinamento funcional.
2. Oferecimento de palestras sobre o tema
Uma ação relevante e informativa é oferecer uma palestra sobre a saúde do homem, enfatizando a importância de realizar exames preventivos e estar atento aos sinais que o corpo demonstra.
Uma opção interessante para atingir um número maior de clientes é realizar, ou também disponibilizar, a palestra de forma online. Isso permite que mais pessoas sejam alcançadas e, muitas vezes, pode diminuir o custo para a empresa.
3. Criação de material informativo
Outra maneira interessante de fazer com que a informação chegue aos segurados é criando um material informativo. A ideia é fazer um pequeno panfleto recheado de informações diretas e fundamentais sobre o câncer de próstata e os outros problemas de saúde recorrentes aos homens.
É possível enviar esse panfleto por e-mail ou criar um design impresso. No caso da segunda opção, o flyer pode ser enviado pelo correio para os segurados, e também disponibilizado nas recepções de clínicas de saúde e hospitais.
4. Decoração especial para o Novembro Azul
Além de colocar em prática as ações citadas, que tal deixar a empresa a cara do Novembro Azul? Faça uma decoração com a temática e pense em maneiras de lembrar constantemente os funcionários sobre a campanha.
Também é possível pensar em um dia determinado para que todos os funcionários venham vestidos de azul. Nessa ocasião, prepare um café da manhã para a equipe e ressalte a importância de os funcionários repassarem as informações sobre o Novembro Azul para os amigos e familiares.
Além da empresa, essa ação pode se estender aos canais de comunicação online. Nesse caso, a operadora deverá alterar os logos, dando ênfase à cor azul e a algum símbolo da campanha.
Com o aumento da perspectiva de vida, cuidar da saúde é essencial para se ter uma longevidade saudável. Nesse cenário, a função de uma operadora de planos de saúde é promover a informação a respeito de campanhas famosas, como o Novembro Azul. Assim, é possível que cada vez mais pessoas possam se prevenir.
E então, gostou do post? Agora que você já teve algumas ideias que podem ser colocadas em prática para divulgar e conscientizar os homens sobre a campanha do Novembro Azul, que tal atingir mais pessoas? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e espalhe as informações entre os seus amigos!