Rol ANS – Confira as tecnologias incluídas na cobertura dos planos de saúde

Rol ANS – Confira as tecnologias incluídas na cobertura dos planos de saúde

Com o auxílio da comunidade e análises técnicas, foram aprovados e incluídos mais quatro procedimentos no Rol ANS, perante a Lei 2.033/22 instituída pelo Senado no dia 29 de agosto de 2022.

As novas tecnologias incluídas no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde foram definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), abordando tratamentos no combate a alguns tipos de câncer da mulher.

É imprescindível que as operadoras de saúde suplementar estejam bem informadas e atualizadas destas inclusões. Para que não haja transtornos jurídicos e nem prejuízos é importante também que a auditoria das contas médicas seja ainda mais precisa.

“Por isso, as maiores operadoras de saúde do Brasil adotaram o SAUDI – Sistema de Auditoria de Contas Médicas – como solução em todo o processo, incluindo suporte para atualização de novos procedimentos incluídos no rol de cobertura da ANS”, ressalta Sérgio Pinna, Diretor do SAUDI.

Neste artigo, reunimos as principais informações sobre as tecnologias recém incluídas no Rol de cobertura da ANS e explicamos como o SAUDI pode simplificar o meio de campo dos gestores. Continue a leitura até o final para ficar por dentro.

Rol ANS – Saiba quais tecnologias a ANS incluiu como obrigatórias na cobertura das operadoras de saúde suplementar

Quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS inclui novos procedimentos no Rol de cobertura quer dizer que a sua operadora de saúde deverá ampliar a cobertura assistencial.

Segundo a ANS, há em torno de 3400 procedimentos na lista como cobertura obrigatória pelos planos de saúde, e esta é a 11° inclusão de tecnologias no rol de coberturas somente este ano de 2022.

O Rol de cobertura é atualizado constantemente, e contempla tratamentos para todas as doenças listadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Algumas das novas inclusões na lista do rol de cobertura pela agência reguladora são:

Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU-LNG)

Considerado um método hormonal, trata-se de um dispositivo para o tratamento de sangramento uterino anormal.

Olaparibe

Uma medicação que atua como bloqueador de uma enzima importante na correção de defeitos do DNA, em pacientes mulheres com câncer de ovário, de mama e endometriose de alto grau, recidivo ou sensível a alguns tipos de quimioterapia.

Teste genético de mutação do gene BRCA

Esse teste é feito para identificar se as mulheres que necessitam do tratamento oncológico com o Olaparibe, são elegíveis ao método.

Radioembolização hepática

Que é um procedimento em radioterapia usado para o tratamento de carcinoma hepatocelular em estágio intermediário ou avançado.

Diante destas as novas inclusões realizadas pela ANS no Rol de cobertura, as operadoras de plano de saúde sofrem com as atualizações dos seus sistemas, podendo ter problemas nas auditorias das contas médicas.

Por isso, é importante que a sua operadora de saúde tenha um software que acompanhe as mudanças da ANS.

 

Como a minha operadora de saúde suplementar pode se adequar rapidamente?

Mudanças como esta, de amplitude no Rol de cobertura, faz com que a auditoria das contas médicas sofra ajustes, e o SAUDI, com todos os seus módulos customizáveis se torna uma  solução mais rápida e segura para auxiliar os gestores e analistas da sua operadora.

O SAUDI é um sistema de auditoria de contas médicas destinado exclusivamente às operadoras de planos de saúde suplementar. Com ele é possível automatizar toda a parte burocracia do negócio, reduzindo significativamente os custos e agilizando os processos de prestadores de serviços médicos.

Ser parceiro do SAUDI é trabalhar com as atualizações do rol de cobertura ANS em tempo recorde de adequação, com facilidade e sem dor de cabeça!

Veja porque você deve experimentar o SAUDI na sua operadora para começar a desfrutar de facilidades e benefícios como:

–       Redução de custos

A minuciosa auditoria feita pelo sistema SAUDI, põe fim aos eventuais pagamentos indevidos de procedimento e serviços médicos de prestadores, além de otimizar todo o processo, até a conclusão do pagamento.

–       Foco no que é importante

Com tantas mudanças e inclusões no Rol de cobertura da ANS, nunca foi tão importante ficar de olho no que realmente interessa.

O SAUDI atua diretamente nas contas assistenciais, melhorando a gestão por meio de um inovador processo de auditoria eletrônica.

–       Simplicidade e rapidez para usar o sistema

O SAUDI é implantado em tempo verdadeiramente recorde, por se tratar de um sistema simples e intuitivo. Assim a sua equipe dominará a solução com muita rapidez!

–       Aumento de produtividade dos processos

Com a implantação do sistema de auditoria de contas médicas, nada escapa da validação dos processos, e sua operadora de saúde poderá trabalhar com o mesmo número de auditores, fazendo a auditoria de muito mais guias médicas de forma integral.

–       Integração rápida e fácil

O SAUDI foi pensado para web e projetado para trabalhar em conjunto com outros sistemas, sendo assim, ele está preparado para interagir com qualquer outra aplicação de forma simples, rápida, funcional e com total transparência na passagem e recebimento de dados. 

–       Total possibilidade de customização

Uma das maiores preocupações na implantação de sistemas nas operadoras de plano de saúde suplementar, é ter que mudar todo o processo ao qual os colaboradores estão acostumados.

Com o SAUDI, a sua empresa tem um sistema de auditoria de contas médicas totalmente customizado, porque ele é todo pensado e construído para se adaptar aos processos particulares de cada operadora de saúde suplementar.

Enquanto as operadoras de saúde precisam se adaptar o tempo inteiro diante da inclusão de novas tecnologias ou procedimentos no Rol de cobertura, clientes e parceiros do SAUDI dispõem de um moderno conceito de desenvolvimento de sistemas que garante facilidade e tranquilidade na adequação do mesmo às novas exigências.

Surpreenda-se aprimorando a gestão dos custos assistenciais da sua operadora com o SAUDI. Entre em contato agora mesmo e fale com um especialista!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese