4 passos para turbinar a auditoria de contas médicas

4 passos para turbinar a auditoria de contas médicas

Realizar a auditoria de contas médicas na sua operadora de planos de saúde é fundamental para otimizar custos, conseguir visualizar o que funciona e o que não funciona, analisar e aperfeiçoar os processos necessários.

Além disso, a auditoria automatizada de contas médicas evita fraudes, controla suprimentos, evita compras em excesso ou desnecessárias, praticamente elimina as glosas, aumentando assim a transparência e confiabilidade dos usuários e prestadores coligados.

Pensando nisso, trouxemos aqui 4 dicas essenciais para lhe auxiliar neste serviço essencial para uma boa gestão, que é a auditoria das contas médicas. Continue a leitura!

 

4 passos para otimizar a auditoria de contas médicas

A auditoria de contas médicas é importante para que as operadoras de planos de saúde ajam com rigor mantendo ou melhorando a qualidade dos atendimentos e minimizando ou eliminando o risco de desvios de recursos, fraudes, e desperdícios nos processos.

1° passo – Acompanhe indicadores da saúde suplementar

Ter indicadores da saúde suplementar para acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras é uma das vantagens de se realizar a auditoria de contas médicas de forma automatizada na sua operadora de saúde.

O IDSS (Indicadores de Desempenho da Saúde Suplementar), por exemplo, é uma ferramenta que tem como objetivo verificar os resultados da avaliação de qualidade de desempenho das operadoras de saúde suplementar. Além dele, pode-se (e deve-se)  acompanhar também: taxas de permanência hospitalar, reinternações, internações não conformes, óbitos e outras.

Agora pensa num sistema de auditoria médica que permita acompanhar todos esses indices e outros! Com os indicadores em mãos, o gestor consegue enxergar a real situação da operadora de planos de saúde, mantendo-a sempre o mais

2° Passo – Use tecnologia e inteligência artificial no processo de auditoria

Há muito tempo que para obter rapidez e segurança nos processos de auditoria, as operadoras de saúde vêm optando pelo uso de tecnologia, que conta com o apoio de recursos de inteligência artificial cada vez melhores.

Ao utilizar um sistema de auditoria médica, as solicitações de autorizações para procedimentos, exames e consultas são realizadas de forma automática, transparente e sem uso de papel, automatizando e facilitando todo o processo de auditoria de contas médicas.

Com base em todo armazenamento de dados que o sistema proporciona, é possível aplicar a inteligência artificial de forma otimizada para sua operadora através do Sistema de Auditoria em Contas Médicas – SAUDI por exemplo, que já permite uma redução de até 30% de custos assistenciais e operacionais, que são:

  • redução de cobrança indevida por erro operacional,
  • redução de custos com estrutura;
  • possibilita analisar as variações do provisionamento de pagamentos aos prestadores de serviço com exatidão, além de outros benefícios.

3° passo – Tenha processos transparentes

Com as poderosas ferramentas, as análises são feitas de forma automática pelo sistema de auditoria de contas médicas, o que possibilita a transparência total, já que as contas ficam claras e disponíveis para consultas durante todo processo de pagamento.

Um benefício disso, é o acompanhamento de glosas online, que podem ser resolvidas em curto espaço de tempo para o recebimento devido do valor real.

4° passo – Opte por um sistema de auditoria médica intuitivo e de fácil utilização

Todo pensado para facilitar e otimizar a auditoria de contas médicas, recomendamos você conhecer o sistema SAUDI, que possui uma interface bem intuitiva, o que facilita bastante o aprendizado e manuseio pelos funcionários e gestores das operadoras de saúde.

Além disso, é permitido o acompanhamento de todas as informações no processo de internamento de um beneficiário e a gestão remota de quais pacientes devem ser acompanhados.

O SAUDI se preocupa tanto com o gestor quanto com os beneficiários das assistências de saúde, e por isso ele é preparado para dar o melhor suporte de informações ao auditor médico ou enfermeiro no momento da auditoria.

Solicite uma análise grátis com um dos nossos especialistas e garanta o Sistema de Auditoria Médica utilizado pelas maiores operadoras de saúde do Brasil, que além de reduzir custos, permite que gestores, prestadores e pacientes tenham melhor interação.

Com o SAUDI – Sistema de Auditoria em Contas Médicas, a sua operadora de planos de saúde estará bem assistida, com a auditoria médica toda automatizada, acompanhando resultados e reduzindo custos. Entre em contato conosco!

 

Posts relacionados
pt_BRPortuguese