Conheça cases reais de redução de custos na saúde suplementar

Conheça cases reais de redução de custos na saúde suplementar

A redução de custos na saúde suplementar é um tema de extrema relevância e impacto para operadoras de planos de saúde, profissionais de saúde e pacientes. A busca por maneiras de diminuir os gastos sem comprometer a qualidade do atendimento se tornou um desafio constante nesse setor.
A aplicação da inteligência artificial tem se destacado como uma ferramenta essencial nesse processo, proporcionando soluções inovadoras que contribuem significativamente para a redução de custos e a otimização dos recursos disponíveis.

Neste post vamos apresentar alguns cases reais de sucesso na redução de custos na saúde suplementar. Você vai ter a oportunidade de conhecer como dezenas de operadoras de planos de saúde em todo o Brasil vêm gerando um impacto positivo após utilizarem uma mesma solução em comum.

 

Redução de custos administrativos e de sinistralidade na Unimed Leste Fluminense

De acordo com a entrevista concedida pelo Médico auditor, Marcelo Kauss, havia uma grande dificuldade em analisar as contas médicas de forma manual, pois além do tempo que era gasto, surgiam muitos erros que levavam a pagamentos indevidos. 

Isso tudo gerava um grande desgaste e burocracias desnecessárias além do foco ser somente em contas hospitalares.

O Marcelo viu no projeto oferecido pelo SAUDI uma forma de quebrar paradigmas e resolver o quantos antes essas questões que geravam tantos problemas.

Após adquirir a ferramenta do SAUDI, conseguiram otimizar o  tempo de execução das tarefas, a recepção e análise de contas tornaram-se mais fáceis, houve redução nas glosas e melhoria no relacionamento com a rede prestadora de contas. 

Desta forma, houve uma mudança significativa na redução de custos administrativos e de sinistralidade em um processo agora mais fluido e claro. 

Com o ganho obtido e demonstrado, decidiram ampliar a utilização da ferramenta para análise dos honorários médicos e procedimentos em SADT.

E em apenas 3 meses já sentiram os ganhos com a utilização da ferramenta e estimaram cerca de 10% na redução de gastos médicos e administrativos. 

Bastante satisfeito com os resultados positivos, Marcelo Kauss diz recomendar, sem dúvidas, a ferramenta oferecida pelo SAUDI. 

 

Redução de 94% de glosas na Unimed Extremo Sul 

Em uma entrevista com o coordenador de contas médicas e Intercâmbio da Unimed Extremo Sul, Darlan Figueiredo, foi dito que antes do SAUDI as dificuldades existentes eram várias, por exemplo: tempo muito longo para tomar conhecimento das despesas,dificuldades para realização de auditoria retrospectiva e concorrente, alto volume de glosas nos prestadores, tempo demasiadamente longo para análise de contas e falta de validações na entrada da conta.

E então, após a implementação do SAUDI, tudo mudou. A antecipação do tempo para conhecimento das despesas, foi o ponto principal que mais gerou impacto positivo na Unimed Extremo Sul, porque esse serviço é vital para o negócio. 

Outros processos também tiveram melhorias significativas em seu funcionamento, como: Parametrizações de validações na postagem da conta, parametrizações de acordos e políticas bem detalhadas e análise geral da conta ficou muito mais simples. 

Darlan ainda destacou principalmente a análise de dados estatísticos e gerenciais que se tornaram mais precisos e descomplicados.

Com apenas 6 meses após a implantação do SAUDI (VOXIS), conseguiram perceber redução nos custos e 94% na redução de glosas. 

Diante de tantas soluções resolvidas, Darlan garante que sem dúvidas a experiência da Unimed Extremo Sul com o SAUDI é muito bem avaliada e embora tenha melhorias a sugerir, recomenda amplamente a ferramenta. 

 

Redução de custos na saúde suplementar e otimização de processos que transformaram a Paraná Clínicas Saúde 

Em uma entrevista exclusiva, o gerente de T.I na Paraná Clínicas Saúde, Givanildo Costa, conta que 

antes da implementação do sistema SAUDI, enfrentavam desafios significativos na auditoria hospitalar e na gestão de contas médicas. 

A abordagem segmentada e manual gerava desconfiança quanto à precisão das informações, especialmente em relação à produtividade de médicos, enfermeiros e administrativos. 

A falta de sistema para registrar auditorias e glosas dificultava o controle, resultando em problemas de previsibilidade de pagamento e tomada de decisões financeiras ágeis. 

A ausência de indicadores e registros sistemáticos afetava a eficiência operacional, tornando o processo complexo e demorado. O SAUDI foi implementado para superar esses desafios e integrar todo o fluxo, proporcionando maior confiabilidade e eficiência na gestão.

E o resultado gerou melhorias substanciais na gestão de glosas, contas e, especialmente, na verificação de materiais e medicamentos.

 Os benefícios incluem a automação de rotinas, aprimoramento de processos, análise de produtividade e previsibilidade de pagamento.

A gestão de tabelas de valores e negociações com prestadores também foi otimizada, aumentando a confiabilidade das informações geradas pelo SAUDI. Além disso, destaca-se a melhoria significativa na previsibilidade de eventos na rua que é  essencial para a gestão de sinistros. 

A adaptação simplificada dos prestadores ao sistema e os sucessos na implantação da guia de honorários médicos reforçam o impacto positivo do SAUDI na gestão das contas médicas.

Givanildo conta ainda que entre 3 a 4 meses conseguiram identificar reduções nas contas e localizar gargalos. 

A ferramenta possibilitou a correção de processos com prestadores, ajustes em contratos e o pagamento adequado do que estava contratualizado. Hoje a média de glosa da Paraná Clínicas saúde se mantém estável em 7% representando uma economia mensal significativa em termos financeiros. 

Givanildo finaliza dizendo que com certeza recomendaria o SAUDI e elogia a equipe ACOL pelo comprometimento, visando manter a relação sólida que foi construída e expandir o SAUDI para outras áreas de seu negócio. 

 

Conheça o SAUDI – mais premiado sistema de gestão de contas médica do Brasil

O SAUDI é uma plataforma de dados, intuitiva e simples de usar. Com o SAUDI é possível otimizar processos, aumentar a transparência, armazenar,  processar e organizar dados de acordo com seu interesse, fazer integrações com outras soluções de gestão, deixar sua operadora de planos de saúde em conformidade com uma série de exigência legais e ainda prepará-la para escalabilizar pra valer. Sem falar que implementar o SAUDI é o primeiro passo para habilitar sua operadora de saúde para o uso da Inteligência Artificial em diversos processos.

Se você acabou de conferir estes cases de sucesso e gostaria de conhecer ainda melhor o SAUDI, visite nosso site e agende uma conversa com um de nossos consultores. O resultado é surpreendente logo nos 3 primeiros meses de uso.

Confira estes e outros cases de sucesso:

Cases

Posts relacionados
pt_BRPortuguese