Entendendo o sistema SIGTAP e a Tabela de Procedimentos do SUS

sistema SIGTAP

Entendendo o sistema SIGTAP e a Tabela de Procedimentos do SUS

Quer saber o que é o sistema SIGTAP, qual sua função, como fazer o download e sua relação com a tabela SUS? Confira mais uma matéria completa feito pelo SAUDI:

O sistema de procedimentos, medicamentos, órteses / próteses e mesas de materiais especiais no SIGTAP foi instituído pela Portaria nº 321 de fevereiro de 2007 e promulgado pela Portaria nº 2.848 de novembro de 2007.

 

Entenda o que é o sistema SIGTAP, qual sua função, como fazer o download e sua relação com a tabela SUS. Confira mais uma matéria completa feita exclusivamente para o analista ou gestor de contas médicas:

 

SIGTAP: o que é?

A Tabela do Sistema de Gerenciamento de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS (SIGTAP) é uma ferramenta de gerenciamento que permite acessar a tabela de procedimentos do SUS e acompanhar as alterações realizadas em cada recurso, detalhando as características, compatibilidade e relação dos procedimentos.

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o SITGAP não é uma tabela SUS. O SIGTAP é um ambiente virtual que permite o acesso à mesas de procedimentos, medicamentos, órteses / próteses e materiais especiais (OPM) do SUS.

 

É isso que possibilita a auditoria do SUS.

 

Como funciona o SIGTAP?

Por meio do SIGTAP, as pessoas podem entender as características gerais de um programa, como tipo de financiamento, ferramenta de registro, valor, CBO, CID, serviço / classificação, qualificação, incremento financeiro, complexidade etc.

 

Além disso, nessa ferramenta podem ser extraídos diversos relatórios, como o relacionamento e a compatibilidade entre os programas que orientam o comportamento do faturamento hospitalar.

 

Portanto, é uma ferramenta que disponibiliza todas as informações necessárias para o faturamento do SUS, bem como informações essenciais para as auditorias de saúde.

 

No entanto, um problema com esta tabela é a defasagem nos valores da prática que não foram reajustados em 17 anos.

 

Possui alguma tabela de organização?

Como todos sabemos, a estrutura da tabela de programas do SUS é a seguinte: grupo, subgrupo e forma de organização.

 

A tabela de programas do SUS está organizada em grupos, subgrupos e formas organizacionais.

 

Segundo o Datasus, o grupo agrega procedimentos, medicamentos e OPMs de acordo com a área de atuação e o objetivo da ação.

 

O grupo é fechado de acordo com o tipo de área de atuação, e a forma organizacional considera a área atômica, especialidade, tipo de OPM, tipo de exame e tipo de operação.

 

Portanto, ao buscar procedimentos, medicamentos ou OPMs, eles serão organizados em seus respectivos grupos, subgrupos e demais formas organizacionais.

Fonte: SIGTAP – DATASUS

 

Por outro lado, a codificação segue sua organização, e cada grupo, subgrupo e organização possui um código de identificação específico.

 

Além disso, o último dígito corresponde ao número de série no formulário da organização e o último dígito é o dígito de verificação.

 

É possível fazer o download?

O sistema possui uma versão online, que pode ser acessada online por meio de uma conexão com a Internet, e uma versão desktop, que permite trabalhar sem acesso à rede.

 

Para acessar a versão online, visite o site do SIGTAP no DATASUS:

http://sigtap.datasus.gov.br e clique em “Acessar Tabela Unificada”. 

 

Conheça o SAUDI

O SAUDI nasceu para trabalhar em conjunto com outros sistemas, sendo assim, está preparado para se integrar a qualquer outra aplicação de forma simples, rápida e funcional. Tudo funciona com total transparência – coletando e repassando dados para facilitar e otimizar o dia a dia do gestor, analista ou auditor de contas médicas das operadoras de planos de saúde.

 

Não somos um sistema de gestão. Trata-se de uma solução muito mais especializada e com retorno bem mais claro, em especial no controle e redução de custos assistenciais.

 

Sendo assim, nosso sistema foi construído para trabalhar integrado com todo e qualquer ERP. Não importa qual é o seu software de gestão; ele ficará muito mais poderoso e eficiente para você com os recursos do SAUDI.

 

Já imaginou como seria seu processo de auditoria de contas médicas todo automatizado?

 

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como!

 

 

Posts relacionados
pt_BRPortuguese