Gestão da saúde suplementar – Tendências e Desafios para 2023

Gestão da saúde suplementar – Tendências e Desafios para 2023

Se você atua ou almeja um cargo na gestão da saúde suplementar precisa estar por dentro das principais tendências e desafios deste setor.

Leia este artigo até o final para se atualizar e descobrir como você pode turbinar a sua gestão para aproveitar as oportunidades e vencer os desafios previstos para 2023 e os próximos anos.

A saúde suplementar tem crescido rapidamente nos últimos anos, por isso muitas empresas estão procurando formas inovadoras de otimizar seus processos.

Nesse sentido, reunimos aqui algumas tendências que já estão surgindo e devem seguir crescendo nos próximos anos, mas antes de apresentá-las vamos abordar os 4 principais desafios que os gestores da saúde suplementar precisam se preparar para enfrentar.

 

Os 4 principais desafios na gestão da saúde suplementar

Redução de Custo

O foco da gestão na saúde suplementar deve ser reduzir os custos assistenciais e melhorar a qualidade dos serviços.

As operadoras de saúde suplementar estão adotando medidas para reduzir os custos operacionais e administrativos através da automação, da utilização de tecnologias avançadas e do aprimoramento dos processos de negócio.

Além disso, as organizações estão buscando formas de melhorar a relação entre preço e qualidade.

 

Gestão da saúde suplementar mais eficiênte

A eficiência na gestão da saúde suplementar é um elemento importante que afeta o custo dos serviços, uma vez que seus resultados influenciam na possibilidade de oferecer serviços com menor custo.

A gestão eficiente também inclui a implementação de medidas para aprimorar processos, reduzir a duplicação de trabalho, melhorar a comunicação entre os prestadores de cuidados de saúde e reduzir o tempo e invetimento gastos na alocação e/ou utilização de recursos.

 

Inovações tecnológicas na saúde suplementar

As inovações tecnológicas desempenham um papel importante na gestão da saúde suplementar.

As tecnologias digitais permitem o uso avançado dos dados do paciente para informar melhores decisões sobre o cuidado, assim como a automatização dos processos administrativos para torná-los mais rápidos e precisos.

Além disso, as organizações também estão procurando formas inovadoras de fornecer serviços diretamente a pacientes através de plataformas digitais.

 

Uso de BI na gestão de qualidade

A manutenção da qualidade nos cuidados médicos é essencial para garantir resultados positivos para os pacientes.

Para isso, as organizações estão adotando novas abordagens na gestão da qualidade usando ferramentas analíticas baseadas em dados para melhorar o desempenho dos processos como um todo, em especial da rede de prestadores de serviços.

Estas soluções inteligentes baseadas em dados permitem às organizações monitorar o desempenho dos prestadores em tempo real e identificar possíveis problemas antes que se tornem prejuízos.

 

Principais tendências na gestão da saúde suplementar para 2023

Neste contexto, em 2023 espera-se que as operadoras de saúde façam cada vez mais uso de Inteligência Artificial (IA), medicina baseada em evidências, automação da documentação, campanhas de prevenção e melhores práticas de relacionamento com o paciente. Continue a leitura para entender item a item:

 

Inteligência Artificial (IA):

A IA tem sido cada vez mais usada no setor da saúde para ajudar os profissionais a tomar decisões mais embasadas.

Por exemplo, algumas empresas de saúde suplementar estão usando IA para analisar grandes conjuntos de dados e fornecer informações úteis sobre os melhores tratamentos para uma determinada condição médica.

A IA também pode ser usada para monitorar o bem-estar dos pacientes e alertá-los sobre sintomas de potenciais doenças.

 

Medicina baseada em evidências:

Essa abordagem envolve o uso de dados científicos para direcionar os tratamentos médicos.

A medicina baseada em evidências torna possível que os profissionais da saúde mantenham-se atualizados com as pesquisas científicas, permitindo que eles ofereçam tratamentos personalizados às necessidades dos pacientes.

Isso também torna possível identificar e quase eliminar os protocolos ineficientes.

 

Automação da auditoria de contas médicas

O processo de auditoria de contas médica é complexo e requer tempo significativo por parte dos profissionais da saúde.

Com a automação da auditoria de contas médicas, esses processos podem ser simplificados, resultando na redução do tempo gasto com tarefas administrativas e gestão dos custos assistenciais, permitindo que os profissionais concentrem seu tempo na contante melhoria da assistência direta a seus pacientes.

 

Campanhas de prevenção:

Haverá ainda mais ênfase nos cuidados preventivos e investimentos relacionados à promoção da saúde.

As empresas estarão se concentrando mais em programas educacionais e oferecendo incentivos para incentivar os usuários a aderirem a práticas saudáveis.

O objetivo é garantir que os membros recebam os cuidados necessários para manter sua saúde e prevenir doenças futuras.

 

Melhores práticas de relacionamento com o paciente:

Um bom relacionamento entre os profissionais da saúde e os pacientes é fundamental para garantir um atendimento personalizado e seguro.

As principais tendências incluem a adoção de medidas proativas de escuta ativa, diálogo transparente entre médico e paciente, formulário direto entre as partes envolvidas e monitoramento do comportamento do paciente para detectar mudanças nos padrões anormais.

 

Turbine a sua gestão com o SAUDI e comece a receber elogios!

Em suma, as tendências emergentes na gestão da saúde suplementar para 2023 incluem custo, eficiência, inovação e qualidade; todas essas áreas só podem ser alcançadas por meio do uso generalizado das tecnologias digitais atuais e futuras.

O uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e medicina baseada em evidências, automação da documentação médica e melhores práticas no relacionamento com o paciente para promover atendimentos mais rápidos, seguros e personalizados para fidelizar clientes cada vez mais exigentes são apostas promissoras para impulsionar o crescimento e a melhoria no setor como um todo.

Se você terminou este artigo achando que precisa entender um pouco melhor sobre alguns destes itens, agende uma conversa com um especialista do SAUDI.

Nosso software de auditoria de contas médicas possui em sua estrutura módulos otimizáveis para dar suporte a implementação de rotinas que atendam as necessidades que você tem para superar os desafios e por em prática as tendências citadas neste post.

As maiores operadoras de saúde do Brasil já utilizam o SAUDI. Não fique pensativo sobre como vai por tudo isso em prática. Fale conosco agora mesmo! ; )

 

 

Posts relacionados
pt_BRPortuguese