Painéis econômico-financeiros da saúde suplementar

Painéis econômico-financeiros da saúde suplementar

A apresentação dos dados econômico-financeiros da saúde suplementar no Brasil é feita através de um painel contábil liberado anualmente pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou os painéis dinâmicos Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar e Painel Contábil da Saúde Suplementar, disponíveis em seu portal. As duas ferramentas, em formato de painéis dinâmicos, possibilitam pesquisas sobre os dados econômico-financeiros do setor de planos de saúde até o segundo trimestre de 2022.

O SAUDI, na qualidade de sistema destinado a manter a saúde financeira das operadoras de saúde, mantém atualizado os seus clientes e parceiros sobre todas as mudanças relevantes para que os gestores da área alcancem melhores resultados.

As operadoras de saúde suplementar no Brasil gastam em média 85% da sua arrecadação com pagamentos de prestadores de serviços médicos, segundo o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).

Os painéis dinâmicos Prisma e Contábil apresentam informações econômico-financeiras da saúde suplementar num formato de fácil compreensão. Continue a leitura para saber mais!

Painel Dinâmico Prisma

Um dos objetivos maiores do painel prisma da ANS, é mostrar a evolução dos dados econômico-financeiras do setor e por modalidade de grupo das operadoras de saúde.

Do ano de 2010 até o ano de 2019, o painel Prisma foi divulgado em formato de publicação. Porém a partir de 2020, ele passou a ser um painel dinâmico, onde pode ser consultado a qualquer momento

Ele é dividido em 3 grandes grupos e os seus subgrupos, são eles:

1. Dados Consolidados do Setor de Saúde suplementar

Dados consolidados por modalidade:

Que inclui Autogestão, cooperativa médica, filantropia, medicina de grupo, seguradora especializada em saúde.

Dados consolidados por conta da Receita e da Despesa:

Neles constam Contraprestações efetivas e Eventos Indenizáveis Líquidos.

2. Ativos Garantidores e Provisões Técnicas

Ativos garantidores por tipo:

Fundos dedicados (convênios), imóveis, títulos e V. mobiliários privados, além de títulos públicos (SELIC).

3. Indicadores Econômico-financeiros (ponderados e não ponderados)

O  painel mostra os dados das operadoras que são exclusivamente odontológicas e médico-hospitalares.

Para conhecer todos os detalhes, acesse o Painel Dinâmico Prisma Econômico e Financeiro da Saúde Suplementar.

 

De onde são retirados os dados que garantem a veracidade das informações no painel prisma?

Os valores e indicadores econômico-financeiros do Prisma são extraídos de demonstrações contábeis, Documentos de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde Suplementar (DIOPS), e outras informações passadas das operadoras à ANS.

Mas, nem todas as operadoras de saúde suplementar são obrigadas a enviar estes dados à ANS anualmente, as odontológicas de pequeno porte, por exemplo, não precisam enviar os dados entre o 1° e 3° trimestre de cada ano.

Por isso, para atualização do painel, como estratégia, foram usados dados do 4° semestre para acompanhar a evolução neste período.

As demais operadoras de saúde devem enviar os relatórios econômico-financeiros à ANS a cada trimestre, e o SAUDI é o software de auditoria de contas médicas que vai auxiliar na emissão destes relatórios de forma automatizada e rápida.

Esta é apenas uma das diversas facilidades em auditoria de contas médicas que o SAUDI traz como benefício à operadora de saúde parceira, já que o foco é gerir melhor para aumentar o faturamento, por exemplo, com novas vendas.

O resultado na lucratividade das operadoras de saúde que usam o SAUDI na auditoria de contas médicas é surpreendente logo nos primeiros meses de uso.

Atualização do painel contábil

Assim como o painel prisma, o painel contábil da saúde suplementar também foi atualizado com os dados do segundo trimestre de 2022 pela ANS, e já está disponível para consulta.

“O Painel Contábil da Saúde Suplementar é um painel de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que apresenta os dados das demonstrações contábeis de todas as operadoras de plano de saúde.” (trecho retirado do painel contábil).

Todos esses dados estão disponibilizados de forma aberta e transparente no Portal da ANS, e no Portal de Dados Abertos com o objetivo de serem mostrados de forma dinâmica a quem interessar.

Pelo painel é possível analisar os dados contábeis de todo o setor de saúde suplementar por operadora, modalidade ou segmento, dividido em 5 grupos. São eles:

  • ativo
  • passivo
  • receitas e despesas
  • resultados
  • indicadores

Como são extraídos os dados contábeis das operadoras de saúde complementar

As operadoras precisam atualizar o Sistemas de Informações ao Beneficiário (SIB), os Documentos de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (DIOPS), e o Sistema de Cadastro de Operadoras (CADOP) de demonstração contábeis, para que estes dados todos sejam extraídos e atualizados no painel contábil da ANS.

Na atualização feita pela ANS nos painéis prisma e contábeis em junho de 2022, é possível ver detalhadamente os gráficos de todo o panorama financeiro do setor de saúde no primeiro semestre do ano, com o comparativo desde 2018.

A operadora de saúde parceira do SAUDI – Sistema de Auditoria de Contas Médicas, tem facilidade e transparência ao enviar dados econômico-financeiro-contábil para a ANS, já que todo o processo possibilita a participação dos prestadores de serviços médicos.

Elas contam com componentes específicos na automação de todos os processos, desde a solicitação de autorização de consultas, exames e procedimentos, até o pagamento desses prestadores de serviços médicos.

 

Otimize sua gestão com o Sistema de Auditoria Médica mais premiado do Brasil

O SAUDI , sua rede de prestadores de serviços entra com as guias de pagamento de forma simples e ágil, e a auditoria automatizada e customizável do sistema analisa todas essas guias antes mesmo de serem aceitas, dando precisão, transparência e velocidade a todos os processos.

Ainda assim, essas guias não são descartadas, elas ficam disponíveis para auditoria manual em caso de necessidade ou análise de inconformidade, sempre priorizando a transparência e assertividade dos processos.

Pare de imaginar como seria todo o seu processo de auditoria de contas médicas automatizado e entre em contato com a gente para uma simulação sem compromisso!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese