Em mercados altamente competitivos e nos quais a eficiência dos processos é fundamental para que qualquer negócio tenha êxito, é muito importante estipular maneiras precisas de avaliar o desempenho dos serviços. Por isso, a ANS criou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, conhecido também pela sua sigla — IDSS.
Essa é uma ferramenta quantificadora e comparativa, que vem sendo lapidada e fortemente utilizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar como uma forma de aprimorar a qualidade desse segmento tão importante para a sociedade. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!
Afinal, o que é o IDSS?
IDSS é, como dissemos, a sigla para Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, que é uma ferramenta que verifica e quantifica, de maneira comparativa, os resultados da avaliação de qualidade de desempenho das operadoras de saúde brasileiras, sendo divulgada todos os anos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Ela leva em consideração o desempenho de cada entidade no decorrer do ano anterior, estabelecendo uma pontuação entre 0 e 1, na qual a instituição que ficar mais próxima do resultado 1 é a que apresenta maiores níveis de acerto na administração, na estruturação e na operação do serviço.
Para que serve?
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar possibilita uma comparação mais simples entre as diversas operadoras existentes no mercado, além de aumentar a disseminação e o acesso aos dados sobre o setor. Isso, em suma, eleva a concorrência e beneficia os usuários, que poderão contar com um serviço mais confiável e de melhor qualidade.
Quais os aspectos abordados pelo IDSS?
Para calcular o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, a ANS avalia as operadoras nos aspectos relacionados com quatro quesitos. Um deles é a atenção à saúde, no qual se verifica o acesso e a qualidade da atenção, além das ações de promoção do bem-estar e de prevenção que são oferecidas aos beneficiários.
Também é verificada a rede assistencial, observando a estrutura e as condições operacionais de consultórios, ambulatórios, hospitais e laboratórios, por exemplo. Em relação ao aspecto econômico-financeiro, são checadas as condições de liquidez e solvência, além do cumprimento de prazos e obrigações.
Por fim, é avaliada a satisfação dos beneficiários, levando em conta as reclamações feitas contra as operadoras junto à ANS, os dados de permanência dos usuários nos planos de saúde e a gravidade das infrações à legislação que são cometidas pela empresa. O cadastro em dia com a ANS também é fundamental.
Como melhorá-lo?
Tenha estabilidade financeira
Ter estabilidade financeira é importante para a avaliação econômico-financeira, na qual são observados os ativos garantidores vinculados, o patrimônio líquido e a liquidez corrente, além do cumprimento de prazos e obrigações.
Estimule a promoção da saúde
Como uma das intenções básicas do IDSS é a promoção da saúde dos beneficiários, estimular práticas adequadas e prevenir doenças é algo bastante valorizado no cálculo do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.
Envie regularmente seus dados
Outra forma de melhorar o seu IDSS é enviando, de maneira regular e precisa, todos os dados e informações exigidos pela ANS. Dessa forma, a Agência Nacional de Saúde Suplementar pode avaliar com precisão a sua operadora, o que tende a elevar sua nota.
Além disso, esse envio regular de dados é obrigatório pela Agência, sendo punida a operadora que não o fizer.
Adquira uma solução de gestão
Por fim, uma solução de gestão também pode aumentar o seu IDSS. Com um bom software do gênero, você pode otimizar seus processos administrativos, evitar erros operacionais e, dessa forma, não colocar em risco os indicadores utilizados no cálculo.
Seguindo essas dicas, você aumenta o seu Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e pode ter um IDSS que torne a sua empresa mais competitiva e valorizada nesse segmento tão importante.
Gostou de conhecer melhor o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar? Então, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais para acompanhar as próximas publicações. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram!