Tabela TUSS: o que é e TUDO o que você precisa saber

tabela TUSS

Tabela TUSS: o que é e TUDO o que você precisa saber

O código ou tabela TUSS faz parte do componente de representação do conceito de saúde da norma TISS e estabelece um termo único para procedimentos e cuidados em saúde suplementar. Quer saber qual a sua importância e como ela pode se tornar uma grande aliada da sua operadora de planos de saúde? Acompanhe mais este artigo do SAUDI.

Tabela TUSS: o que é?

A tabela TUSS é baseada na padronização de denominação e códigos de procedimentos médicos com base na tabela CBHPM.

É também um acrônimo para termos unificados de saúde suplementar e, na verdade, é um ramo da especificação TISS

Portanto, também conhecidos como códigos TUSS, eles são divididos em 4 categorias:

  1. Procedimentos Médicos;
  2. Diárias e taxas;
  3. Materiais e medicamentos;
  4. Órteses, próteses e materiais especiais;

Como parte do padrão TISS, a tabela TUSS usa nomenclatura para identificar eventos e itens de cuidados.

De acordo com a ANS e a RN 305, as operadoras de saúde e seus prestadores de serviços devem cumprir as normas aplicáveis ​​definidas pelos órgãos reguladores, como a ANVISA e o Ministério da Saúde.

Qual a sua importância?

Antes da mesa de Tuss, discordâncias nominais entre hospitais, provedores de saúde e agências reguladoras eram comuns porque todos usavam a mesma terminologia de procedimento.

Este é um obstáculo para o departamento, principalmente as auditorias financeiras e de saúde, pois é difícil determinar os procedimentos realizados, causando atrasos nos processos, principalmente o aumento que o hospital não permite.

Além disso, a implementação do padrão TISS e da tabela TUSS é muito importante para reduzir a inconsistência entre as instituições de saúde, encurtar o tempo de execução e principalmente reduzir as situações não permitidas.

E os seus benefícios…

1. Melhor comunicação entre instituições

Uma vez padronizados os termos e a unificação em uma tabela, as instituições de saúde conseguem se comunicar em uma mesma linguagem, evitando erros de execução. 

Logo, uma vez que o profissional faz o pedido de uma guia utilizando a tabela TUSS, o procedimento irá aparecer de forma clara para a operadora de saúde, não gerando dúvidas sobre o processo e facilitando a comunicação.

2. Redução de Custo

Por ser um modelo sistematizado, com preenchimento de campos, com códigos e nomes específicos, há lisura no processo tornando-o mais rápido, com menos erros, dispensando a necessidade de revisão ou com retrabalho de correção. 

Dessa forma é possível otimizar o tempo do profissional, há menos burocracia, gasto de tempo e consequentemente a redução de custos operacionais. 

3. Simplificação de Processos

Com a diminuição de dúvidas e empecilhos e com a melhora na comunicação, os convênios e operadoras conseguem liberações muito mais rápidas. 

Assim, a desburocratização do processo beneficia os profissionais prestadores de saúde, os órgãos regulamentadores, os planos de saúde e especialmente o paciente.

Como funciona o processo de adesão

Para a implantação da TUSS, é necessária a aprovação da Resolução Normativa nº 305/2012 para revisão da legislação. Também é importante ser consistente com as atualizações e modificações feitas pela ANS.

O processo é complexo, envolvendo vários manuais e instruções. No portal ANS, você encontrará os documentos de implementação e poderá baixar os 5 componentes da versão de atualização atual, arquivos de suporte e outras solicitações.

Além disso, você pode acessar arquivos relacionados à implantação e conformidade, incluindo a atualização do volume do programa na tabela TUSS.

Conforme mencionado anteriormente, a tabela TUSS é um ramo do padrão TISS, e as duas dependem uma da outra, afinal, para preencher a aba TISS, é necessário o código TUSS.

Em seguida, utilize o elemento TUSS para preencher o guia, que contém o código das informações estabelecidas no formulário de referência.

Hoje, existem empresas e consultores especializados em implantação de modelos TISS e até mesmo em treinamentos de uso TISS / TUSS.

O papel dos auditores de saúde no uso dos modelos TISS e TUSS

Como vimos, a implantação desse modelo visa facilitar e regular os beneficiários na obtenção de autorizações processuais, reduzindo a burocracia e atrasos.

É neste caso que o auditor de saúde se destaca, pois o profissional é responsável pelo conhecimento técnico e legislativo da obrigatoriedade de uso do modelo. Além disso, o modelo afeta diretamente a auditoria da conta, por isso é o modelo que garante o funcionamento da implementação.

Nesse sentido, a atuação dos profissionais torna-se urgente e necessária, pois isso garantirá a satisfação, a aplicação e o uso correto do modelo, e permitirá à ANS atualizar continuamente os ajustes produzidos.

O que você precisa ficar atento

Embora haja uma riqueza de informações disponíveis para a implementação de terminologia e modelos, ainda existem algumas considerações importantes que devem ser consideradas, que terão um impacto na implementação.

O modelo não estabelece valores sobre processos

Embora o modelo TISS / TUSS esteja associado à padronização no uso de importantes diretrizes de cobrança, ele não estabelece valor e preço em nenhum procedimento.

O principal objetivo deste modelo é estabelecer a correcção da comunicação entre todas as partes, otimizar a ambiguidade de termos e documentos e simplificar a burocracia.

Obrigatoriedade de uso

Este formulário é obrigatório para operadoras e prestadores de serviços de saúde, e as penalidades estão especificadas na RN 305.

Advertência e Multa

Dentre as sanções previstas, citamos: advertências, multas de até 35.000 reais, contencioso administrativo, cancelamento de alvará de funcionamento, alienação da carteira de investimentos da operadora e invalidez temporária.

Portanto, fique atento aos detalhes!

Informações eletrônicas

Softwares de gestão podem auxiliar no processo de implantação do modelo, pois são especializados e fornecem recursos para alinhar as necessidades do órgão de saúde às dos órgãos.

Essas empresas garantem a interoperabilidade e integração dos processos e evitam questões de sanções.

Sobre o SAUDI

O SAUDI é um sistema de auditoria médica desenvolvido para manter a “saúde financeira” das operadoras de planos de saúde suplementar.

Nosso software automatiza o processo de auditoria de contas de prestadores de serviços médicos, para que ambas as partes (operadoras e prestadores de serviços) possam entender claramente a situação e reduzir significativamente os custos desnecessários.

Ao longo do processo, desde a solicitação de autorização de procedimento médico da rede de provedores até a respectiva permissão de pagamento, a meta da SAUDI é tornar as operadoras de planos de saúde mais saudáveis ​​e melhores, gerenciando com precisão seus custos de atendimento.

O resultado é surpreendente logo nos primeiros meses de uso! Quer saber mais? Entre em contato e conheça nossas soluções personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio!

 

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