O que ninguém te contou sobre auditoria de enfermagem (o que é, sua importância e desafios da profissão)

auditoria de enfermagem

O que ninguém te contou sobre auditoria de enfermagem (o que é, sua importância e desafios da profissão)

É uma área desafiadora, onde sempre vou encontrar novas oportunidades de mostrar o meu valor? Sim, é. Mas você não vai ter aquele sonho dos plantões emocionantes, dignos de contar para sua família em uma data comemorativa qualquer. Porém, temos as suas vantagens que farão de você um ótimo e realizado profissional. Quer conhecer quais são? Continue a leitura!

A auditoria de enfermagem é um campo rico em detalhes, aprendizados e muitas oportunidades de desenvolvimento profissional. Para ter sucesso nesta área tão interessante e dinâmica, existem algumas coisas que é necessário saber, afinal nada melhor do que conhecer os segredos da sua profissão, não é mesmo?

Para saber como ser um SUCESSO na auditoria de enfermagem e tudo mais sobre esta área que ninguém te conta, confira este artigo completo de informações preparado pelo SAUDI! ; )

________________________________________

1. É necessário ter algum apreço pela administração no setor da saúde

Sonhar com turnos agitados e pessoas problemáticas em sua mente é algo que você não vai encontrar neste ramo — sério, nunca. Isso ocorre porque os pacientes não aparecem na frente dos profissionais de auditoria de enfermagem, na maioria das vezes.

Existem alguns tipos de auditorias de saúde que lidam com pacientes, mas na maioria das vezes, esses profissionais só têm acesso a sistemas, registros físicos ou eletrônicos.

Portanto, não lidam diretamente com pacientes que se encontram em situações perigosas ou que necessitam de cuidados de enfermagem.

O que precisa ser lembrado é que mesmo mantendo distância física do paciente, o atendimento auditado desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde dessas pessoas. Por meio da análise dos prontuários, podemos verificar se o atendimento está com a qualidade esperada.

2. Ser experiente não significa muita coisa

A maioria dos profissionais que recém saíram da faculdade ouvem que, se desejam se envolver em auditoria, devem fazê-lo após uma longa experiência de assistência.

Porém, existem outras formas de amenizar a falta de trabalho na área de enfermagem nestes anos.

Mesmo em auditorias clínicas, investir em cursos com tempo prático pode trazer bagagem de qualidade, pois o objetivo da experiência é fornecer aos profissionais de auditoria conhecimentos para embasar disputas durante as negociações. Entender o que está sendo revisado é fundamental para resultados positivos no processo.

3. Você nunca vai parar de estudar — se não quiser ficar obsoleto, é claro

A enfermagem é uma área que requer muitas pesquisas por parte dos profissionais, pois é uma área em constante mudança e dinâmica.

Devido às constantes pesquisas e polêmicas, principalmente a análise técnica e administrativa do processo, as necessidades de pesquisa são uma das competências de auditores e enfermeiros.

O aprendizado deve fazer parte da sistematização rotineira dos profissionais de auditoria de enfermagem.

Cada vez que há uma nova vaga disponível no quadro, um novo contrato, um acordo, ou mesmo tecnologia e inovação tecnológica, a pesquisa sobre o assunto deve ser fortalecida para que ações mais efetivas e decisivas sejam tomadas.

Na auditoria, você sempre precisa dar o seu melhor para que a qualidade de todo o processo não se perca. Isso não significa se comparar a outros profissionais, mas sim fazer a sua parte com segurança e ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados.

4. Se você pensa que não vai mais ver matemática…

Pois é, meu nobre auditor… A matemática já faz parte da rotina da enfermagem, principalmente quando falamos em auditoria. Por exemplo, tabelas de cálculo, taxas, abonos, taxas diárias e muitos outros cálculos que existem em auditorias de contas hospitalares.

Portanto, se você não gosta de números e programas de matemática, considere cuidadosamente se esta é realmente a sua área! Os números no campo de auditoria são representações gráficas do valor financeiro e você deve ter cuidado ao verificá-los.

Valorizar mais ou menos significa perda financeira para instituições de saúde, e uma de nossas responsabilidades é garantir que o orçamento da empresa seja mantido.

Para quem não se importa com cálculos e recálculos, muitas vezes você verá se as taxas de cheque estão corretas, ajustar os valores de forma consistente de acordo com o formulário e analisar o contrato assinado é até interessante. Isso torna a auditoria uma atividade muito interessante e nos permite aplicar muitas áreas do conhecimento além dos termos e procedimentos de saúde.

________________________________________

É fundamental ressaltar que a maioria dos profissionais que procuram esta área de auditoria buscam cursos específicos para se especializarem ainda mais nessa categoria pouco conhecida — até mesmo em ambientes acadêmicos

Por isso, antes de resolver entrar para o setor de auditoria, pesquise bem sobre esta profissão e pergunte para si mesmo: é exatamente o que eu quero para minha vida? Consigo trabalhar com esses dados e melhorar a vida dos meus clientes – ou pacientes?

Caso a resposta for “Sim, eu quero!”, seja bem-vindo a uma das áreas mais importantes no setor da saúde e nos ajude a mudar a vida de milhões de brasileiros!

Conheça o software SAUDI!

Nosso software automatiza o processo de auditoria das contas dos prestadores de serviços médicos, possibilitando uma visão clara para ambos os lados (operadoras X prestadores de serviços) e uma significativa redução de custos desnecessários.

Atuando em todo o processo, desde a solicitação de autorização para procedimentos médicos da rede de prestadores, até a sua respectiva liberação para pagamento, o objetivo do SAUDI é que as empresas da área se tornem mais saudáveis e alcancem melhores resultados por meio de uma melhor gestão dos seus custos assistenciais.

O resultado é surpreendente logo nos primeiros meses de uso!

O SAUDI nasceu para trabalhar em conjunto com outros sistemas, sendo assim, está preparado para se integrar a qualquer outra aplicação de forma simples, rápida e funcional. Tudo funciona com total transparência – coletando e repassando dados.

Não somos um sistema de gestão. Trata-se de uma solução muito mais especializada e com retorno bem mais claro.

Sendo assim, nosso software foi construído para trabalhar integrado com todo e qualquer ERP. Não importa qual é o seu sistema de gestão; ele ficará muito mais poderoso com os recursos do SAUDI.

Já imaginou como seria seu processo de auditoria de contas médicas todo automatizado?

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese