O que é Auditoria Concorrente e como implantar na sua operadora

auditoria concorrente

O que é Auditoria Concorrente e como implantar na sua operadora

Existem três tipos de auditorias, prospectiva, retrospectiva e concorrente. Neste artigo apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a auditoria concorrente: como ela funciona, os benefícios e como a tecnologia pode auxiliar nesse tipo de auditoria.

Já falamos aqui em nosso blog como a auditoria médica ou de enfermagem é uma importante ferramenta de gestão para as operadora de plano de saúde.

Por meio da auditoria, é possível avaliar os serviços prestados e a qualidade oferecida para os seus clientes na prática e, assim, realizar melhorias na qualidade dos trabalhos. Agora e a auditoria concorrente? Vamos entender o que é e como implementá-la? Continue a leitura até o final! ; )

 

O que é auditoria concorrente?

Na auditoria concorrente as equipes compostas por enfermeiros ou médicos auditores realizam visitas aos pacientes nas enfermarias de clínicas e consultórios e avaliam se as atividades estão sendo executadas de acordo com os padrões pré-estabelecidos.

Dessa forma, as rotinas operacionais de assistência são verificadas para que se possa identificar e corrigir falhas para elevar a qualidade oferecida aos pacientes.

Dada a sua importância, a Agência Nacional de Saúde – ANS,, tornou a auditoria concorrente um requisito para acreditação de operadoras de saúde.

Entenda agora quais são algumas das atividades feitas nessa auditoria.

 

Atividades executadas na auditoria concorrente

Para obter as informações desejadas durante esse tipo de auditoria, os responsáveis realizam ações in loco, como:

  • Análise do prontuário de atendimento;
  • Avaliação da performance desempenhada pela equipe médica envolvida;
  • Avaliação do estado de saúde do paciente;
  • Coletas de relatos do paciente e de seus familiares;
  • Verificação dos exames e procedimentos feitos e dos recursos utilizados;
  • Discussões com as equipes médicas envolvidas sobre o cumprimento das prescrições.

 

Conheça os benefícios da auditoria concorrente

Ao direcionar as equipes de auditores para os locais onde os procedimentos são realizados, é possível citar alguns benefícios gerados por esse tipo de auditoria.

Um deles é o maior acesso as informações necessárias para a auditoria ocorrer já que o auditor entra em contato direto com a equipe médica e possui permissão para analisar e monitorar as internações no momento em que elas ocorrem.

Assim, ele pode solucionar problemas, orientar as equipes, sanar dúvidas e prover ações imediatas que previnam erros e não conformidades.

Outro benefício é quanto à satisfação do paciente envolvido nos procedimentos, já que ele pode acompanhar todo os processos que o envolvam, até a sua recuperação, trabalhando para garantir que o paciente saia satisfeito após a execução de todos os procedimentos.

Vale mencionar também que nesse modelo de auditoria, setores de gastos hospitalares maiores, como UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) e Centros Cirúrgicos podem ser priorizados para ter a implantação da autoria concorrente e ter, assim, uma prestação de serviço com qualidade cada vez maiores.

 

Use a tecnologia ao seu favor para ter auditoria concorrente na sua operadora

Realizar manualmente uma auditoria concorrente pode despender tempo e esforço em excesso de toda a equipe envolvida.

Além disso, as documentações utilizadas e geradas por meio dessa auditoria podem gerar infrações quanto à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ocasionar problemas para a sua operadora.

Por fim, um outro problema de se utilizar processos manuais, é a organização dos dados que poderá ser falha, inconsistente e não permitir tomadas de decisão assertivas e seguras em busca do aumento de qualidade esperado.

É por isso que utilizar tecnologias pode evitar esses problemas e fazer com que a sua organização tenha uma auditoria concorrente eficiente e com os resultados esperados.

 

Conheça o sistema de auditoria médica mais utilizado do Brasil

O SAUDI é um sistema inteligente e intuitivo destinado a manter às operadoras de planos de saúde suplementar saudáveis em todos os aspectos, em especial no financeiro, para que alcancem maiores resultados por meio de uma melhor gestão dos custos assistenciais.

Utilizado pelas maiores operadoras de saúde do Brasil, hoje é o mais completo e integrável sistema de auditoria médica disponível no mercado.

Além de automatizar todo o processo de auditoria médica, o SAUDI gera melhores resultados logo no primeiro trimestre de utilização do sistema e a melhor parte: não possui custo de implantação.

 

Veja como o SAUDI funciona:

Entre em contato conosco pelo site ou WhatsApp: 21 99851 9296, e saiba como as nossas soluções personalizadas podem entregar resultados significativos em um curto espaço de tempo!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese