O interesse pela portabilidade de carências entre as operadoras de planos de saúde CRESCEU no ano de 2021, segundo divulgação recente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Isso mostra que os beneficiários estão cada vez mais exigentes com o serviço prestado pelas operadoras e que buscam constantemente o melhor custo-benefício possível quanto ao atendimento das diversas exigências da população.
Neste post, vamos falar dos motivos que levaram a esse aumento no interesse pela portabilidades de carências e de como a sua operadora pode se preparar para evitar perdas de beneficiários.
Entenda os motivos do interesse pela portabilidade de carências em 2021
No último ano, a busca por planos de saúde com menores preços foi o principal motivo de interesse na portabilidade das carências de 46% dos beneficiários, segundo a ANS.
Mais adiante, nesse post, vamos trazer para você como é possível reduzir os custos da sua operadora e impactar os seus clientes positivamente.
Já a segunda razão mais citada pelos beneficiários, com 19%, foi a procura por melhor qualidade da rede que presta os serviços, como mais opções de médicos, hospitais e laboratórios.
Também falaremos sobre a importância de saber as insatisfações dos seus clientes e como você pode fazer para descobri-las.
Já em terceiro e quarto lugar, foi registrado a intenção de cancelamento de contrato, com 15%, e a busca por um melhor atendimento da operadora para o beneficiário, com 14%.
Ambas as razões comprovam que o cliente deseja receber um bom serviço por aquilo que contrata, incluindo planos de saúde, a todo tempo.
Dessa forma, para ajudar a sua operadora a manter os seus beneficiários fidelizados e evitar com que queiram realizar portabilidade de carência entre planos, trouxemos quatro dicas que podem auxiliar você a reter os seus clientes. Confira!
Dicas para manter os beneficiários fidelizados na sua operadora de plano de saúde
1 – Ofereça um atendimento qualificado para os beneficiários
Em qualquer tipo de negócio, o nível do atendimento oferecido para os clientes é um ponto de extrema importância pois é um momento de interação entre o usuário e a empresa.
Por isso, caso a sua operadora não tenha um canal de atendimento ágil, eficaz e prático com o beneficiário, as insatisfações podem aumentar consideravelmente.
Utilizar um aplicativo que possa agilizar a solicitação do seu cliente e favorecer a necessidade dele, faz com que o beneficiário veja um maior valor na sua operadora e queira interagir com maior frequência.
A automação do contato e a adoção de soluções mais dinâmicas, que evitem call center para atender ao beneficiário, tendem a elevar a satisfação do usuário com o serviço.
2 – Automatize processos e eleve a quantidade de interações online com os beneficiários
Além da automatização do atendimento, tornar processos online, como de solicitação e autorização de procedimentos, favorece a satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados.
Essas interações eletrônicas fazem com que o tempo de resposta às solicitações diminua, evita o deslocamento do beneficiário até a operadora e também faz com que se tenha um melhor controle do workflow de solicitações, reduzindo o risco de atrasos nas respostas.
A eliminação de contatos com call centers, impressão de papeis e troca de e-mails agiliza o processo e favorece ao beneficiário. E, também, com um sistema integrado dentro da operadora, há uma redução dos custos operacionais.
3 – Promova o bem-estar e a saúde dos seus beneficiários
Promover momentos de interação da operadora com o beneficiário também pode elevar a satisfação do cliente.
Nessas ocasiões, a promoção de ações de bem-estar e de saúde preventiva aos clientes pode favorecer a percepção do usuário quanto ao serviço prestado pelo plano de saúde e ser um diferencial frente à outras operadoras.
Isso porque os beneficiários poderão participar desses momentos, interagirem, serem impactados pelas mensagens transmitidas e, assim, percebem o valor agregado da sua operadora de planos de saúde.
Ofereça workshops, palestras, transmissão de mensagens e demonstração de cuidado com o beneficiário para favorecer a construção da sua marca perante o consumidor e se aproximar dos beneficiários.
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4 – Identifique as insatisfações dos seus beneficiários
Conhecer o perfil dos beneficiários, independente se o plano contratado é individual ou empresarial, é a nossa última dica deste post para fidelizar os seus clientes.
Primeiramente, você deve entender o que gera mais insatisfação nos serviços prestados, como dificuldades na marcação de exames ou consultas, mau atendimento recebido ao realizar alguma solicitação, falta de cobertura das redes credenciadas, ou outros motivos.
Depois, avaliar o que é mais grave e montar planos de melhoria para sanar tais problemas identificados.
Para favorecer essa identificação, um dos insumos são as solicitações dos beneficiários nos canais de contato do beneficiário com a operadora. Por isso se faz importante a utilização de meios de contato digitais bem direcionados.
Junto a isso, a geração dos dados de guias de procedimentos realizados, informações de faturamentos e glosas, taxas de sinistralidade e, ainda, dados disponibilizados pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, geram um banco de informações que, quando bem obtidas e analisadas, geram para a operadora uma maior riqueza de dados na busca pela identificação dos perfis dos beneficiários.
Como envolvem dados e indicadores, ter um bom sistema de gestão integrado favorece a obtenção das informações e torna o trabalho de conhecimento dos clientes mais otimizado.
5 – Tenha um sistema de auditoria que favoreça a fidelização do seu beneficiário
Oferecer benefícios ao seu cliente para promover um aumento na satisfação do serviço da sua operadora pode ficar mais fácil se você utilizar um sistema de gestão eficaz e funcional na sua empresa.
O SAUDI é um sistema de auditoria médica que integra ao seu sistema de gestão e que favorece a saúde financeira das operadoras de planos de saúde permitindo inúmeros benefícios, como a automatização de processos, auditorias das contas e uma melhor gestão dos custos da organização.
Além disso, também é possível armazenar, processar e organizar os dados da sua operadora de forma que favorece análises e identificação das necessidades de melhoria.
Ou seja, benefícios que poderão impactar positivamente os seus beneficiários e fazer com que você AUMENTE a fidelização dos seus clientes.
Entre em contato conosco e entenda como o sistema SAUDI pode ajudá-lo de forma direta e indireta a aumentar pra valer a satisfação dos seus clientes, contribuindo também para a constante fidelização dos beneficiários.