A inteligência artificial na saúde suplementar pode se tornar o grande diferencial competitivo da sua operadora de planos de saúde. Quer saber o que é, quais os reais benefícios e como implementá-la na sua operadora de planos de saúde? Confira este artigo completo sobre o assunto:
A inteligência artificial (IA) tem ganhado espaço na gestão das empresas do setor de saúde e pode ter impacto positivo em diversos departamentos da área.
Cada vez mais ferramentas digitais estão sendo desenvolvidas para ajudar as organizações a terem uma visão clara sobre suas operações, a otimizar processos, reduzir custos operacionais, e ainda aumentar a produtividade e consequentemente melhorar os resultados.
Isso ocorre porque a tecnologia continua a desempenhar novas funções em nossas vidas diárias de maneiras diferentes.
De robôs que limpam equipamentos, realizam cirurgias a aplicativos que identificam compatibilidade com base em genes e/ou interesses, as soluções virtuais estão por toda parte – e o setor de saúde vem evoluindo cada vez mais ao implementar as novas tecnologias disponíveis.
No artigo de hoje, veremos o que é inteligência artificial, qual é seu papel no gerenciamento de saúde empresarial e quais as vantagens de aplicá-la na saúde suplementar.
Interessante né? Continue a leitura para se atualizar sobre este tema agora mesmo:
Afinal, o que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é um campo da computação que visa reproduzir tarefas humanas por meio de algoritmos.
A ideia é que o software pode tomar decisões que imitam a inteligência humana por meio do aprendizado inteligente a partir de dados que são armazenados, processados e analisados.
Na prática, isso significa que uma plataforma completa pode codificar e analisar grandes quantidades de dados de maneira rápida e eficiente.
Nos últimos anos, o uso de sistemas inteligentes tornou-se um grande diferencial para a empresa.
Novos sistemas operacionais aparecem todos os dias e apontam para diferentes estratégias para melhorar a eficiência e a produtividade do mundo corporativo.
Esta é uma excelente conclusão devido à construção de um grande banco de dados e máquinas capazes de processarem análises complexas cada vez com mais agilidade.
Portanto, a inteligência artificial é hoje utilizada em diferentes áreas de mercado.
No campo da saúde, a tecnologia pode ajudar a otimizar o processo do mais simples (como tarefas administrativas) ao mais complexo (como a realização de pesquisas, diagnósticos e até cirurgias precisas).
Como as empresas de saúde estão adotando a inteligência artificial
O investimento em saúde corporativa aumenta a cada dia. Portanto, a necessidade de se adaptar à nova era e, portanto, adotar soluções digitais para melhorar a manutenção da saúde também é crescente.
O estudo Health On Demand iniciado pela Mercer Marsh Benefits (MMB) demonstra um sólido caso de negócios para saúde digital.
Na pesquisa, três quartos dos tomadores de decisão de alto nível acreditam que promover ou patrocinar soluções de “e-saúde” ajuda a reter os funcionários mais qualificados.
Para 63% dos entrevistados, isso se tornará cada vez mais importante para o engajamento e a motivação dos colaboradores.
Ao mesmo tempo, 50% das pessoas disseram que o aumento da produtividade será uma consequência direta e 46% das pessoas acreditam que a inteligência artificial trará mais segurança ao ambiente de trabalho.
Dos mais de 210 milhões de brasileiros, apenas 25% têm acesso a serviços privados de saúde, que geralmente são financiados principalmente por empresas.
Quando a empresa não consegue controlar o valor fornecido pela operadora na negociação de facilidades e ajustes, esse percentual tende a cair ainda mais.
Portanto, a maior dificuldade em administrar essa situação é estimar esses números e entender se o valor a ser pago é justo, e avaliar se seus funcionários estão satisfeitos e o atendimento é bom.
A resposta a essa pergunta parece simples: use uma cultura de dados para visualizar todos os indicadores da empresa e a saúde dos colaboradores para garantir a melhoria contínua da empresa.
Quais os benefícios que a IA traz às operadoras de planos de saúde?
A aplicação da inteligência artificial na gestão de operadoras de planos de saúde é propícia ao mapeamento e acompanhamento dos procedimentos, custos, prestadores de serviços, materias etc., principalmente nos seguintes aspectos:
- Prevenção;
- Rotina de trabalho dos prestadores;
- O uso de planos médicos;
- Redução de cobranças indevidas por erro, mal uso ou fraude;
- Otimização de Autorizações Prévias com regras de regulação automatizadas;
- Redução de custos de OPME, com solicitações e aquisições online;
- Reduz tempos e gastos com materiais e medicamentos das internações, com registro de auditoria in loco, via tablet, on line ou off line;
- Redução dos custos da estrutura e otimização dos processos operacionais;
- 100% sem Papel;
- Redução de Custo Operacional de Processamento e Auditoria de Contas Médicas e Hospitalares e Recursos de Glosas;
- Dentre vários outros.
Com a obtenção de informações sobre esses comportamentos, além de mapear e acompanhar a evolução de todos esses indicadores, também pode ser criado um plano interno de saúde para orientar e cuidar da saúde das N vidas presentes na cartela de clientes das operadoras de saúde.
O uso de inteligência artificial em medidas para garantir o bem-estar do cliente também ajuda a identificar áreas de melhoria na saúde como um todo.
Com isso, a operadora de planos de saúde passa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, colhendo resultados bem significativos no futuro, de médio a longo prazo.
O impacto da IA está diretamente relacionado ao crescimento e lucratividade da sua operadora de planos de saúde, principalmente quando consideramos outras vantagens proporcionadas por clientes mais saudáveis e felizes, como:
- Reduz risco de atrasos nas respostas às solicitações de autorização, evitando reclamações de beneficiários, através de melhor controle do workflow, pela possibilidade de determinar prazo de resposta para concessão da autorização ou negativa fundamentada conforme padrão TISS
- Reduz tempo de resposta às solicitações, através de comunicação digital on-line, suportada por informações precisas apoiando decisões em tempo real
- Reduz custo operacional do processo de Solicitação de Autorização, substituindo totalmente ou em grande parte call centers, papéis, e emails, que tornam o processo mais burocrático e demorado.
- Além de muitas outras vantagens!
Como implementar a Inteligência Artificial na gestão da saúde suplementar
O primeiro passo para usar a inteligência artificial no plano de gestão de saúde corporativa da empresa é determinar os objetivos da estratégia.
Em outras palavras, por exemplo, determine se a busca básica de sua organização está relacionada à redução do absenteísmo ou redução de custos por meio de licenças de funcionários.
Então, sua empresa deve pesquisar quais alternativas melhor atendem a essas necessidades.
Você pode iniciar este processo passo a passo, escolhendo apenas uma solução de tecnologia de inteligência artificial e medindo seus resultados antes de adicionar outras soluções.
No entanto, para que essa iniciativa seja eficaz, todos os funcionários da organização devem estar envolvidos para que os líderes possam comunicar com precisão essa recomendação e estimular suas equipes a adotarem as mudanças que isso implica.
Também é importante alinhar-se com a tecnologia certa para gerenciar a saúde da população.
O importante é escolher um sistema que forneça uma maneira eficaz de reunir todos os dados relevantes para análises em um só lugar. Nesse processo, o SAUDI possui excelentes módulos que podem ser integrados ou otimizados para implementar os objetivos traçados na melhor estratégia de IA para melhorar os resultados da sua operadora de planos de saúde.
Utilizado pelas maiores operadoras do tipo seguradoras, cooperativas, autogestão, medicina de grupo e administradoras de benefícios, que atendem mais de 6 milhões de vidas com mais de 4,5 milhões de transações por mês em todo o Brasil, o software automatiza o processo de auditoria das contas médicas, possibilitando uma visão clara para ambos os lados (operadoras X prestadores de serviços) e uma significativa redução de custos desnecessários graças a todos os recursos que possui para controle e gestão dos custos assistenciais.
Só o SAUDI oferece elementos e ferramentas inteligentes para formular intervenções de melhorias a curto, médio e longo prazo, dependendo dos objetivos traçados, para que seus diretores e gestores possam aprender mais sobre o comportamento de suas vidas! E a melhor parte: ZERO custo de implementação com resultados gerais notórios nos 3 primeiros meses de uso!
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