Se você quer reduzir significativamente as glosas médicas da sua operadora de planos de saúde, leia atentamente este artigo com dicas infalíveis e cases de sucesso com até 95% de redução! O termo glosas é bastante conhecido para as operadoras de planos de saúde e para todos que trabalham com gestão hospitalar, principalmente na área financeira e de faturamento.
Aqui no nosso blog, já falamos sobre elas! Temos conteúdo sobre o que são as glosas, que são os não pagamentos de um serviço executado por uma prestadora de saúde, sobre os tipos de glosas existentes, administrativas, técnicas e lineares, e, também, sobre os impactos que as glosas causam nas instituições de saúde.
Para te deixar ainda mais informado sobre o assunto, vamos falar sobre o recurso de glosa: o que é esse processo, como ele funciona e quais são os benefícios de utilizar um sistema de auditoria para a sua operadora que possua o recurso de glosa.
Continue a leitura até o final! ; )
Importância da boa gestão de glosas nas operadoras
Antes de falarmos do recurso de glosa, é preciso entender porque fazer uma gestão de glosas é imprescindível para uma operadora de plano de saúde.
Quando se tem um bom gerenciamento de todas as informações que circulam entre as operadoras e as equipes médicas e há uma boa organização dos trabalhos executados, tanto no ambiente de trabalho quanto no cumprimento dos prazos, as glosas tendem a ser evitadas.
Além disso, ter processos internos que permitem manter as informações dos registros da operadora constantemente atualizadas e seguras também faz com que as glosas ocorram em menor quantidade.
Dentro das operadoras, outras ações que impactam positivamente nas glosas é ter atendimentos pré-autorizados, equipes bem treinadas e capacitadas e possuir métricas de glosas com acompanhamento constante.
Tudo isso proporciona uma boa gestão de glosas no dia a dia e gera para as empresas benefícios impactados no faturamento da operadora, na diminuição dos prejuízos financeiros, na eliminação de burocracias e, ainda, em um menor tempo de trabalho envolvido na gestão de glosas.
E agora que você já entendeu o porque fazer uma boa gestão de glosas é importante para a sua operadora, vamos falar do que é o recurso de glosa.
O que é recurso de glosa?
O recurso de glosa é um conjunto de evidências e documentos que o prestador do serviço solicita o pagamento para a operadora do que foi negado.
Vale ressaltar que esse não pagamento pode ocorrer por qualquer motivo, como anotação de enfermagem incorreta, ausência de checagem de medicação, execução de procedimento fora do contrato, entre outros.
Dessa forma, o prestador do serviço não realiza uma cobrança adequadamente, seja um valor acima ou abaixo do acordado em contrato, e, como consequência, a operadora analisa, repara o erro e repassa somente o que ao seu ponto de vista foi de fato utilizado pelo paciente.
Depois, a glosa é retornada ao setor financeiro da instituição de saúde que analisa os itens anulados pela operadora para verificar se é condizente ou não.
Nesse momento, o estabelecimento precisa apresentar a justificativa para a efetivação da cobrança, porém, na maioria dos casos, o recurso de glosa está relacionado aos prazos das operadoras, que variam entre um plano de outro.
O papel de um sistema de auditoria no recurso de glosa
Um sistema de auditoria, como o SAUDI, pode auxiliar a sua operadora a ter um processo de recursos de glosa centralizado, dinâmico e confiável.
Isso porque, ao permitir que as prestadoras de serviços realizem o recurso por meio do nosso software, toda a informação é armazenada com a mais alta tecnologia e confiabilidade e permite ao seu sistema de gestão o manuseio das informações de maneira assertiva.
Com esses sistemas integrados, a prestadora realiza o recurso de glosa de maneira simples e descomplicada e a sua operadora têm os registros padronizados e as informações disponibilizadas para analisar e realizar os tratamentos necessários.
Entre em contato conosco, conheça a nossa solução e utilize o SAUDI na sua operadora de saúde.