As campanhas de conscientização são iniciativas voltadas para a prevenção de doenças e o estímulo a hábitos saudáveis. Elas acontecem ao longo de todo o ano e podem ser excelentes oportunidades para operadoras de planos de saúde incentivarem seus clientes a cuidarem melhor da saúde, evitando uma série de doenças e consequentemente, custos assistenciais!
Promover informação sobre doenças e condições de saúde, incentivando as pessoas a realizarem exames preventivos e consultas de rotina é o principal objetivo deste tipo de ação, que ainda serve como suporte para que elas repliquem o que aprenderam para outras pessoas de seu círculo social.
Além disso, como mencionamos em nosso último post, sobre os desafios na saúde suplementar para os próximos anos, o envelhecimento da população é um grande desafio, porque os planos de saúde vão precisar lidar com mais pacientes idosos, o que significa na prática mais beneficiários com doenças crônicas necessitando de cuidados contínuos.
Sendo assim, as operadoras de saúde que realizam campanhas de conscientização ao longo do ano, promovem ações que impactam positivamente não só os próprios clientes, mas toda a sociedade.
Conheça as principais campanhas de prevenção de janeiro a dezembro
O calendário das campanhas de conscientização sobre temas relacionados à saúde é extenso, iniciando em janeiro e sendo finalizado no último mês do ano. Mas você sabe quais são esses projetos de prevenção e as pautas propostas para a população? Vem com a gente conferir mês a mês:
Janeiro Branco
Desde 2014, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema da saúde mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e tratamentos para manter o corpo e a mente sãos.
Fevereiro Roxo / Laranja
Também criada em 2014, a campanha do Fevereiro Roxo tem como lema “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, tornando como central a defesa do bem-estar e qualidade de vida para pacientes que sofrem com doenças crônicas e incuráveis como Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.
Nesse mês também temos a campanha Fevereiro Laranja, que trata da leucemia.
Março Azul-Marinho / Lilás
O Março Azul-Marinho, por sua vez, tem o objetivo de promover a consciência no público masculino sobre a prevenção e o combate ao câncer colorretal, um tumor maligno que ocorre no reto do intestino grosso, sendo uma das causas mais frequentes de câncer entre homens no Brasil.
Já o Março Lilás é voltado para o público feminino e aborda a conscientização e a prevenção do câncer de colo de útero.
Abril Azul / Verde
O Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista, também conhecido pela sigla TEA, um distúrbio que costuma afetar o sistema neurológico, comprometendo a comunicação e o comportamento interpessoal.
E o Abril Verde ressalta sobre a importância da segurança no trabalho.
Maio Vermelho / Amarelo
A campanha Maio Vermelho foi criada para alertar a população contra os perigos que a hepatite pode acarretar na vida. Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade, mas que tem como aliada no combate o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Já Maio Amarelo, estabelece debates sobre a prevenção de acidentes de trânsito.
Junho Vermelho / Laranja
O Junho Vermelho é comemorado em todo o país por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho. A proposta é sensibilizar as pessoas sobre a importância do movimento de doação sanguínea, essencial para pacientes que dependem da transfusão de sangue para sobreviver.
O Junho Laranja é uma campanha dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento da anemia e da leucemia, doenças que podem acometer adultos e crianças. A anemia é um grave problema de saúde pública global.
Julho Amarelo
O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais (do tipo A, B ou C), que comprometem o funcionamento do fígado e podem levar a inúmeros problemas no organismo. Instituída pela Lei federal nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019, a campanha foi idealizada pelo MBHV (Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia) em 2015.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado foi escolhido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também denominou-se agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”.
Setembro Vermelho / Amarelo / Verde
O mês de setembro é referência para diversas campanhas de conscientização, como o Setembro Vermelho – uma ação que objetiva, justamente, divulgar a importância de prevenir e tratar essas doenças, assim como de cuidar do coração. Para isso, há duas medidas essenciais: adotar hábitos saudáveis e fazer o check-up cardiológico periodicamente.
Já o Setembro Amarelo visa prevenir o suicídio.
E o Setembro Verde reúne três campanhas importantes: o incentivo à doação de órgãos, a prevenção ao câncer de intestino, e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma das campanhas anuais de conscientização mais populares no Brasil, tendo como objetivo aumentar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos principais tipos entre as mulheres atualmente.
A procura pela ajuda profissional é indispensável na luta contra o câncer de mama. Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer, mais de 65 mil mulheres desenvolvem a doença anualmente.
Novembro Azul / Dourado
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Já a campanha Novembro Dourado enfatiza o papel do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.
Dezembro Vermelho / Laranja
O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Desde 1999, um mutirão anual de atendimentos gratuitos já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
Monte um planejamento anual de campanhas de conscientização para sua operadora de saúde
Investir em campanhas de prevenção é uma estratégia inteligente e até de sobrevivência para as operadoras de saúde a médio e longo prazo. Por isso elaboramos este post, onde apresentamos as mais populares campanhas de conscientização realizadas no Brasil de janeiro a dezembro. Aproveite este conteúdo para montar um plano anual de campanhas de conscientização e comece já a por em prática na sua operadora.
Para você ter uma ideia, o Outubro Rosa, uma das campanhas de conscientização pioneiras no país, tem acarretado um aumento na procura por exames preventivos. O Mapa Assistencial da Saúde Suplementar registra que, em 2019, houve um aumento de 1,6% na realização de exames de mamografia, uma das principais formas de prevenir o câncer de mama.
Além dos benefícios financeiros com a prevenção, as operadoras que aderem às campanhas oferecem um cuidado a mais aos seus usuários — o acolhimento —, deixando-os mais seguros e com a sensação de valorização diante dos serviços recebidos. Isso, sem dúvidas, proporciona mais satisfação e fidelização.
O que deve conter nas campanhas de conscientização:
- informações e esclarecimentos sobre as doenças;
- orientações sobre o cuidado com a saúde;
- informações sobre a importância do autoconhecimento e da percepção dos sintomas de imediato;
- estímulos à realização de exames laboratoriais;
- orientações quanto à procura de médicos de forma regular e preventiva.
Quando as operadoras conseguem fazer com que seus clientes adotem comportamentos de maior cuidado com a sua saúde, resgatando a sua autoestima, os benefícios são percebidos e são importantes para ambos os lados, ou seja, cliente e operadora.
Como um sistema de auditoria médica pode enriquecer as campanhas de conscientização?
Neste artigo apresentamos as principais campanhas de conscientização realizadass no Brasil ao longo do ano, divididas por meses e suas respectivas cores.
Conhecer essas datas especiais é estratégico para o gestor de operadoras de planos de saúde, uma vez que sabemos que as operadoras precisam investir em prevenção para obter melhores resultados à médio e longo prazo, sem falar que as operadoras de planos de saúde que aderem ao movimento só aumentam a credibilidade dos serviços e a fidelização dos clientes.
Uma dica valiosa de gestor para gestor: na hora de implementar as campanhas da sua operadora, vale consultar os Relatórios Gerenciais para enriquecer significativamente sua comunicação. Se sua operadora já conta com um sistema de auditoria de contas médicas, fica ainda mais fácil. Se não possui ainda, aproveite este momento e conheça o SAUDI.
Gostou de saber que, durante o ano todo, você pode engajar seus clientes em campanhas em prol da saúde? Quer ter mais informações sobre esse e outros temas relacionados ao sucesso da sua operadora de saúde? Assine nossa Newsletter na lateral direita deste post ; ) e acompanhe o SAUDI nas principais redes sociais: Instagram, no Facebook e no LinkedIn.