Campanhas de conscientização: como promover na sua operadora

Campanhas de conscientização: como promover na sua operadora

Já falamos da importância das campanhas de conscientização ou prevenção algumas vezes aqui no Blog SAUDI. Inclusive, recentemente publicamos um post apresentando todas as possibilidades das campanhas coloridas mês a mês e também falamos da importância da prevenção em diversos aspectos, do branding da marca ao financeiro.

Uma campanha de conscientização realmente tem o potencial de alcançar as pessoas, ajudar na prevenção de doenças, aumentar a fidelização de clientes e melhorar a imagem de sua operadora de planos de saúde, além de ser a grande aposta do momento para o setor de saúde suplementar alcançar equilibrio e melhores resultados financeiros a médio e longo prazo.

Para conseguir esses e outros benefícios, é fundamental conhecer algumas técnicas do mercado sobre como promover uma campanha de conscientização.

E para facilitar o meio de campo de diretores e gestores de operadoras de planos de saúde especificamente, a equipe do Blog SAUDI pesquisou e reuniu aqui neste post 10 dicas poderosas que irão ajudá-lo a promover e potencializar as campanhas que incentivam à prevenção de doenças e melhoram a qualidade e expectativa de vida dos seus clientes.

Continue a leitura para compreender e começar a pôr em prática:

1 – Acompanhe as datas importantes, os “meses coloridos” e as campanhas nacionais

Uma campanha individual, totalmente idealizada e executada pela operadora de saúde pode dar bons resultados e alcançar muita gente, mas o potencial é muito maior quando se acompanha essas grandes campanhas que já estão presentes na área da saúde.

Ao realizar uma campanha de conscientização ligada ao Janeiro Branco, por exemplo, você estará participando de algo que já faz parte do dia a dia das pessoas.

Elas têm visto esse assunto nos meios de comunicação, na internet e até em campanhas pela cidade. Então, quando encontram as faixas de cor branca e os materiais informativos da sua operadora de saúde, elas reconhecem o assunto e ficam mais suscetíveis à conscientização.

Desta forma, sugerimos que você “pegue carona” na credibilidade das campanhas nacionais.

Além das campanhas coloridas, têm algumas datas comemorativas relevantes no setor de saúde que também podem ser aproveitadas. São elas:

  • 4 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer
  • 26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
  • 28 de julho: Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
  • 11 de outubro: Dia Mundial de Combate à Obesidade
  • 1 de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids

 

Esses são apenas alguns exemplos, mas é importante que ao buscar outras datas especiais, tenha-se o cuidado de analisar se elas têm correlação com o tema prevenção e saúde. Investir em datas como o Dia da Mulher para fazer campanhas vinculadas à saúde feminina como um todo, por exemplo, faz todo sentido! ; )

Além dessas datas, temos os “meses coloridos” como já comentado acima, que ganham destaque nas campanhas nacionais e até na mídia, então é uma ótima ideia acompanhá-los.

Leia também:

Campanhas de conscientização: cores que promovem a saúde o ano todo

 

2 – Aborde temas que são relevantes

Busque sempre dar preferência por campanhas de conscientização que estejam conectadas ao que sua operadora de saúde pode prover. Isso fará com que seus clientes sintam-se seguros, cuidados e realmente motivados a realizar exames preventivos, evitando custos maiores com tratamentos à médio e longo prazo.

 

3 – Feche parcerias estratégicas com seus prestadores de serviços

Durante o Setembro Vermelho por exemplo promova uma ação junto aos cardiologitas, clinicas e hospitais do coração para realizer uma ação consistente em conjunto.

 

4 – Disponibilize materiais informativos sobre a importância da prevenção

A informação é a principal chave para a conscientização. Por isso, busque criar materiais que possam ser entregues para seus clientes: panfletos e/ou revistas que falem sobre a importância da campanha.

Uma estratégia interessante de distribuição é na sua própria rede de credenciados, mas a campanha deve ter a ver com a especialidade do medico ou clínica, onde serão disponibilizados os conteúdos.

 

5 – Incentive os profissionais da sua rede credenciada a falar sobre a campanha durante a consulta

Além de disponibilizar os materiais, incentive também os médicos da sua rede credenciada para reforçar a conscientização durante a consulta, falando sobre a campanha, sobre os riscos da doença e sobre os métodos de prevenção.

 

6 – Decore a operadora e seus canais digitais com as cores da campanha

Quando você está realizando uma campanha que tem tudo a ver com sua operadora de saúde, é interessante investir também numa identidade visual.

Para isso, você pode personaliar o site, as redes sociais, além dos pontos de atendimento físicos com as cores e identidade visual adotadas na campanha, mostrando aos seus clientes que a sua operadora realmente é dedicada à conscientização e prevenção.

 

7 – Aproveite o poder de comunicação das redes sociais 

As redes sociais são um espaço excelente para fortalecer sua campanha e alcançar muito mais pessoas — inclusive quem ainda não é seu cliente! ; )

Com postagens interessantes, focadas em prevenção, você vai mostrar que sua operadora de planos de saúde está dedicada a cuidar das pessoas e que sua equipe entende do assunto e está pronta para realizar um atendimento de excelente qualidade.

Além de aumentar a conscientização, você melhora também o potencial de fidelizar e até atrair novos pacientes.

 

8 – Combata as fake news na saúde

Apesar de ser um excelente caminho para conscientização, a internet também pode ser um ambiente para propagação de mentiras, notícias falsas e até tratamentos arriscados para doenças e outros problemas de saúde.

Por isso, lembre sempre-se de focar seus materiais informativos e suas postagens nas redes sociais em informações reais, combatendo as fake news na saúde, que estão cada vez mais presentes.

 

9 – Participe e promova eventos sobre campanhas de conscientização

Marcar presença e/ou promover em eventos relevantes sobre o assunto, sejam online ou presenciais, que envolvem a campanha é uma ótima forma de ajudar a conscientizar mais pessoas e de gerar mais visibilidade a sua marca.

 

10 – Use a tecnologia a favor das suas campanhas

Utilizando um sistema de auditoria de contas médicas na sua operadora de saúde você passa a ter uma visão estratégica do seu negócio. Utilize os dados adquiridos no sistema e estude o seu fluxo de custos para entender por onde começar suas campanhas de prevenção. Existem campanhas para todos os meses do ano, cada uma voltada para uma situação específica.

A nossa dica de ouro é: comece a campanha de prevenção pela doença que mais gera despesas para a sua operadora de saúde! E se você ainda não tem um sistema de auditoria médica implementado, fale conosco! ; )

Para conhecer as origens das cores e suas respectivas causas, vem conferir aqui mesmo no Blog SAUDI outro post sobre a importância de implementar campanhas de prevenção.

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