Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Entenda como funciona o processo de acreditação hospitalar e suas vantagens

Entenda como funciona o processo de acreditação hospitalar e suas vantagens

A acreditação é uma ferramenta que busca avaliar a qualidade de uma instituição de saúde, medindo-a de acordo com padrões internacionais de segurança e qualidade de atendimento. Além disso, também estimula a criação de uma cultura de qualidade e segurança no interior da organização, promovendo melhorias contínuas.

Uma instituição “acreditada” é uma instituição confiável e de credibilidade. Portanto, entender melhor as características desse processo é essencial para uma operadora de planos de saúde.

Neste artigo, nós vamos explicar como funciona o processo de acreditação hospitalar e como a tecnologia pode ser uma aliada para alcançá-la. Confira!

Quais as principais características da acreditação hospitalar?

Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das principais entidades que conferem um modelo de certificação no Brasil, a acreditação tem três características fundamentais:

  • é voluntária, de modo que a instituição pode optar por buscar a acreditação ou não;
  • é periódica, de modo que a instituição tem que ser reavaliada para manter a acreditação;
  • é reservada, de modo que as informações coletadas na instituição não são divulgadas.

Além disso, a acreditação hospitalar também tem como característica o estímulo à melhoria contínua. Ela oferece base para aprimorar a gestão e os procedimentos internos, tendo um caráter educativo e não prescritivo.

Na operadora de planos de saúde, ela avalia quais são os serviços oferecidos, a qualidade do atendimento das prestadoras de serviços associadas, a infraestrutura, a administração e os processos internos e, por fim, o nível de satisfação dos pacientes.

Como acontece o processo?

Em geral, o processo de acreditação hospitalar é dividido em quatro etapas:

  • a pré-avaliação, na qual a operadora de planos de saúde demonstra interesse em participar do processo de certificação e envia os formulários requeridos;
  • o processo de avaliação “in loco” (“no local”), em que os avaliadores visitam a instituição nas datas agendadas. Nessa etapa, eles podem entrevistar qualquer profissional, ir a qualquer área e solicitar qualquer informação relevante para a avaliação;
  • a pós-avaliação, quando a instituição recebe um relatório com os achados da avaliação “in loco”, com um determinado prazo para requerer uma revisão;
  • a manutenção da acreditação, isto é, o monitoramento das ações da instituição durante a vigência da acreditação.

Quais são os níveis de acreditação?

A instituição de saúde pode obter a acreditação em três níveis, de acordo com sua pontuação. Veja quais são a seguir!

Nível 1 — Acreditado

Quando a operadora atingiu, pelo menos, 70% dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Nível 2 —Acreditado Pleno

Para ser acreditada no nível 2, além de atingir, pelo menos, 80% dos padrões de qualidade e segurança avaliados no nível 1, a operadora também deve atender a, pelo menos, 70% dos padrões de gestão integrada.

Nível 3 — Acreditado com Excelência

A instituição deve cumprir ou superar 90% dos padrões de qualidade e segurança e 80% dos padrões de gestão integrada. Além disso, deve atender a, pelo menos, 70% dos padrões de excelência em gestão.

Como a tecnologia pode contribuir para alcançar a acreditação?

A tecnologia pode ser muito útil para alcançar a acreditação, contribuindo para o desenvolvimento da gestão e a qualidade do atendimento. Plataformas de sistemas integrados e softwares de gestão — aqueles que auxiliam na auditoria médica e que cuidam da administração interna da operadora de planos de saúde — contribuem para a fluidez dos processos internos, ajudando as operadoras no atendimento às exigências dos diferentes níveis de acreditação.

Desse modo, vimos como a acreditação hospitalar pode trazer vantagens para a operadora de planos de saúde, promovendo confiabilidade, elevando a credibilidade da instituição junto à população e estimulando a melhoria contínua. Também vimos como a tecnologia e a automatização são importantes e contribuem para o processo de acreditação.

E aí? Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em saber mais sobre as tecnologias de gestão? Então, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo!

Posts relacionados