A acreditação é uma ferramenta que busca avaliar a qualidade de uma instituição de saúde, medindo-a de acordo com padrões internacionais de segurança e qualidade de atendimento. Além disso, também estimula a criação de uma cultura de qualidade e segurança no interior da organização, promovendo melhorias contínuas.
Uma instituição “acreditada” é uma instituição confiável e de credibilidade. Portanto, entender melhor as características desse processo é essencial para uma operadora de planos de saúde.
Neste artigo, nós vamos explicar como funciona o processo de acreditação hospitalar e como a tecnologia pode ser uma aliada para alcançá-la. Confira!
Quais as principais características da acreditação hospitalar?
Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das principais entidades que conferem um modelo de certificação no Brasil, a acreditação tem três características fundamentais:
- é voluntária, de modo que a instituição pode optar por buscar a acreditação ou não;
- é periódica, de modo que a instituição tem que ser reavaliada para manter a acreditação;
- é reservada, de modo que as informações coletadas na instituição não são divulgadas.
Além disso, a acreditação hospitalar também tem como característica o estímulo à melhoria contínua. Ela oferece base para aprimorar a gestão e os procedimentos internos, tendo um caráter educativo e não prescritivo.
Na operadora de planos de saúde, ela avalia quais são os serviços oferecidos, a qualidade do atendimento das prestadoras de serviços associadas, a infraestrutura, a administração e os processos internos e, por fim, o nível de satisfação dos pacientes.
Como acontece o processo?
Em geral, o processo de acreditação hospitalar é dividido em quatro etapas:
- a pré-avaliação, na qual a operadora de planos de saúde demonstra interesse em participar do processo de certificação e envia os formulários requeridos;
- o processo de avaliação “in loco” (“no local”), em que os avaliadores visitam a instituição nas datas agendadas. Nessa etapa, eles podem entrevistar qualquer profissional, ir a qualquer área e solicitar qualquer informação relevante para a avaliação;
- a pós-avaliação, quando a instituição recebe um relatório com os achados da avaliação “in loco”, com um determinado prazo para requerer uma revisão;
- a manutenção da acreditação, isto é, o monitoramento das ações da instituição durante a vigência da acreditação.
Quais são os níveis de acreditação?
A instituição de saúde pode obter a acreditação em três níveis, de acordo com sua pontuação. Veja quais são a seguir!
Nível 1 — Acreditado
Quando a operadora atingiu, pelo menos, 70% dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos.
Nível 2 —Acreditado Pleno
Para ser acreditada no nível 2, além de atingir, pelo menos, 80% dos padrões de qualidade e segurança avaliados no nível 1, a operadora também deve atender a, pelo menos, 70% dos padrões de gestão integrada.
Nível 3 — Acreditado com Excelência
A instituição deve cumprir ou superar 90% dos padrões de qualidade e segurança e 80% dos padrões de gestão integrada. Além disso, deve atender a, pelo menos, 70% dos padrões de excelência em gestão.
Como a tecnologia pode contribuir para alcançar a acreditação?
A tecnologia pode ser muito útil para alcançar a acreditação, contribuindo para o desenvolvimento da gestão e a qualidade do atendimento. Plataformas de sistemas integrados e softwares de gestão — aqueles que auxiliam na auditoria médica e que cuidam da administração interna da operadora de planos de saúde — contribuem para a fluidez dos processos internos, ajudando as operadoras no atendimento às exigências dos diferentes níveis de acreditação.
Desse modo, vimos como a acreditação hospitalar pode trazer vantagens para a operadora de planos de saúde, promovendo confiabilidade, elevando a credibilidade da instituição junto à população e estimulando a melhoria contínua. Também vimos como a tecnologia e a automatização são importantes e contribuem para o processo de acreditação.
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