Nos dias de hoje, atuar na área de saúde é um tremendo desafio e quem deseja oferecer planos atrativos precisa estar em consonância com os avanços da tecnologia, aprendendo a armazenar adequadamente e a interpretar as informações recebidas. Diante dessa realidade, entender a importância da organização de dados para as operadoras de saúde é fundamental para ter sucesso.
Muitas empresas desse ramo ainda não fazem isso da maneira correta e, dessa forma, podem acabar não apenas perdendo excelentes oportunidades disponíveis, como também abrindo espaço para que os concorrentes sejam mais eficientes. Confira o conteúdo a seguir e descubra como evitar isso!
Por que o uso de planilhas é pouco eficiente?
Antes do advento da popularização dos computadores e do arquivamento de dados em ambientes digitais, a grande maioria das empresas, inclusive as operadoras de saúde, fazia uso de meios mais simples e físicos para guardar suas informações, como as antigas planilhas e os arquivos em papel.
Não é difícil inferir que, dessa maneira, os dados ficam muito mais vulneráveis, uma vez que estavam sujeitos a perdas e danos, bem como a falhas na escrita ou, até mesmo, ao roubo de material. Isso pode influenciar bastante os cálculos de cobrança, as diretrizes para liberação de autorizações e, até mesmo, os valores negociados entre operadores e clientes. Sem falar no tempo despendido para esses levantamentos.
Como a tecnologia auxilia a gestão?
Em tempos tão competitivos, otimizar a gestão também é uma escolha acertada para quem deseja alcançar bons resultados nos negócios da área de saúde. E, com as operadoras de planos, a coisa não muda de figura. Nessa área, é preciso colher e interpretar informações em um número totalmente desproporcional à capacidade funcional de planilhas físicas.
Dessa maneira, gestores que apostarem em ferramentas pouco adequadas exporão a sua operadora a riscos, fazendo com que falhas humanas possam passar despercebidas, gerando inconsistências de dados, que poderão culminar em despesas indevidas e em um imenso prejuízo no final das contas.
Com os avanços tecnológicos, isso não ocorre. É possível implementar um software específico para esse ramo, que centraliza tudo e traz subsídios, até mesmo, para que as futuras decisões de investimentos e realocação de recursos sejam mais acertadas e embasadas. Os processos ficam mais eficientes quando automatizados, reduzindo a margem de erro.
O que a organização de dados potencializa?
Segurança de dados
Do ponto de vista da segurança, as planilhas são pouco confiáveis, uma vez que os gestores das operadoras de planos de saúde sempre correrão o risco de que algum funcionário cometa erros ou, até mesmo, uma fraude na empresa. Já com um sistema próprio para isso, a liberdade de edição dos campos pode ser limitada, não expondo informações desnecessárias.
Retenção de clientes
Ter clientes insatisfeitos é um tremendo erro em qualquer segmento do mercado, ainda mais em uma área competitiva como a dos planos de saúde. Isso pode levar a sua operadora a perdas financeiras consideráveis e até a ter problemas de credibilidade. Com uma ferramenta adequada, o negócio ganha mais suporte e todos os profissionais podem exercer melhor suas atividades, elevando a qualidade dos serviços.
Hoje, as empresas contratantes de planos de saúde e seus RHs cobram qualidade e conhecimento da carteira de clientes, esse conhecimento é um facilitador quando da negociação de reajuste desses contratos, além de fornecer subsídios para que o contratante cuide também melhor de seus colaboradores.
Planejamento interno
Com os dados mais organizados, fica muito mais simples criar um planejamento específico para o desenvolvimento da sua operadora de planos de saúde. Não apenas as estratégias de marketing serão mais bem definidas com as informações disponíveis, como também a centralização de tudo tornará mais simples fazer uma auditoria e realinhar os processos, se for o caso.
A organização de dados, portanto, é fundamental para as operadoras de saúde que desejam se diferenciar nesse mercado tão competitivo.
Gostou de aprender mais sobre a importância da organização de dados? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário aqui no blog!