A pandemia ocasionada pela Covid-19, doença que é causada pelo coronavírus, impactou significativamente a gestão de contas médicas, principalmente os consultórios e clínicas que dependem de atendimento diário para manter os seus compromissos financeiros.
Para que entenda melhor os impactos que a pandemia do coronavírus trouxe para a gestão de contas médicas, separamos alguns tópicos relevantes e elaboramos o conteúdo abaixo.
Confira e aproveite da melhor forma para se atualizar e se preparar:
Pagamento a funcionários
Ainda que o Governo Federal tenha lançado um programa de apoio às empresas nesse momento de crise (BEM), muitos consultórios médicos, bem como clínicas e operadoras de planos de saúde, tiveram suas contas impactadas, pois houve, sem sombra de dúvida, redução na entrada de receitas em seu caixa.
Com isso, muitos desses locais passaram a enfrentar dificuldade para manter o seu quadro de colaboradores, pois isso requer pagamento de salário, bem como os encargos trabalhistas e previdenciários.
Basicamente, muitas dessas empresas tiveram que aderir ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o qual foi lançado pelo Governo Federal.
Esse programa prevê que uma parte do salário do trabalhador seja pago pelo Governo Federal e a outra pela empresa.
Pagamento a fornecedores
O pagamento a fornecedores também sofreu impacto, e essa tarefa é uma das obrigações da equipe de gestão de contas médicas.
Muitas das empresas tiveram, basicamente, que renegociar dívidas e contratos, com o objetivo de obter maior prazo para quitar seus compromissos financeiros.
Isso porque a maioria das empresas médicas, a exemplo das que citamos, teve o caixa prejudicado, por causa do isolamento social, que obrigou consultórios, clínicas e operadoras de planos de saúde a fecharem suas portas de maneira temporária, até o término da quarentena.
Atendimento digital
Com o objetivo de evitar a redução de receita, muitas das empresas ligadas ao setor médico tiveram que promover readaptação quanto a sua forma de atendimento. Saindo do presencial para o digital, ao menos durante o período da quarentena.
Algumas delas, certamente, conseguiram manter a fluidez em seu caixa; outras, porém, não. A título de informação, vale citar uma matéria que foi produzida pela PNB Online, portal de notícias sobre os mais variados temas que atravessam a sociedade e opinião pública.
Conforme a matéria, diversos consultórios odontológicos fecharam suas portas nessa pandemia, bem como de outros ramos, a exemplo de psicologia, fisioterapia, etc. O principal motivo pelo qual a maioria desses locais fechou foi à redução de receita no caixa. Sem atendimento, não há entrada de receita.
Como se pode visualizar, a pandemia impactou financeiramente a gestão de contas médicas, fazendo muitos dos estabelecimentos de saúde fecharem as portas.
E como estão as operadoras de saúde?
No caso das operadoras de saúde, durante a pandemia houve justamente o contrário, uma redução de custos com consultas e exames, mas esta demanda está reprimida e tende a vir à tona, especialmente com o fim do isolamento social e flexibilização na abertura de diversos setores.
A previsão é que se tenha um boom na utilização dos planos de saúde no período pós-pandemia e a pergunta é? Sua operadora de saúde está preparada para controlar todas as despesas que estão por vir, reduzindo desperdícios, glosas e, principalmente, a sinistralidade?
Leia também: Confira os impactos da Covid-19 no setor de planos de saúde
Para diversos gestores de operadoras de saúde ter um sistema de auditoria de contas médicas pode ser essencial para enfrentar esse momento. Não deixe de se preparar, caso sua operadora de saúde ainda não tenha um sistema de confiança implementado. Convidamos você a conhecer o SAUDI, que possui todos os módulos necessários para revolucionar a gestão dos custos assistenciais na sua operadora de planos de saúde.
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